TERCEIRA | Prémios do Imobiliário SIC/Expresso distinguem o Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo
O Centro Interpretativo da cidade de Angra do Heroísmo foi finalista dos Prémios do Imobiliário SIC/Expresso 2022, na categoria de Reabilitação e Reconstrução – Equipamento Público ou Património Cultural. De todas as candidaturas a concurso, nesta categoria, o Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo, ficou entre as quatro finalistas.
Esta foi a primeira vez que a Região Autónoma dos Açores esteve representada nos Prémios do Imobiliário SIC/Expresso, numa iniciativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Os Prémios do Imobiliário SIC/Expresso, distinguem a qualidade e inovação nas áreas da promoção e mediação imobiliária, em Portugal, durante o ano de 2021, sendo várias as categorias a concurso como: Melhor empreendimento – Construção Nova, Reabilitação Urbana e Reconstrução, Espaço Público, Arquitetura de interiores, Sustentabilidade, Inovação na mediação e Prestígio. Cada uma destas categorias contava ainda com diversas subcategorias. A edição destes prémios de 2022 realizou-se na cidade de Braga e contou com 55 projetos candidatos.
Para além do edifício do Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo estar entre os finalistas na sua subcategoria, o município de Angra do Heroísmo recebeu ainda uma menção honrosa, entregue na Gala da IV.ª Edição dos Prémios do Imobiliário, organizados pela SIC Notícias e pelo semanário Expresso.
O Centro Interpretativo da cidade de Angra do Heroísmo é uma obra da responsabilidade do município de Angra do Heroísmo, que requalificou a antiga “Casa dos Pamplonas”, um edifício histórico degradado no centro da cidade. Com arquitetura de Álvaro Siza Vieira, o principal objetivo deste edifício é fazer deste o ponto de partida para uma visita à cidade património mundial. O projeto inclui uma área de intervenção total de 3292m² e o complexo tem capacidade para receber uma exposição permanente e mostras itinerantes, tem um café-concerto e um auditório para cerca de 80 pessoas.
Para o município de Angra do Heroísmo esta distinção é o fortalecimento do trabalho que tem sindo feito, a nível da reconstrução e requalificação dos edifícios do concelho, que ficaram destruídos no decorrer do terramoto de 1980, prevendo-se que o Centro Interpretativo da cidade de Angra do Heroísmo possa também dar um forte contributo para a consolidação da oferta turística da cidade.
CMAH/RÁDIOILHÉU