AÇORES | IL. Nuno Barata anuncia sistema de incentivos para apoio à renovação da frota dos armadores de tráfego local
O Coordenador Regional da Iniciativa Liberal, Nuno Barata, revelou, esta quinta-feira à noite, que está “a preparar a apresentação de uma proposta” que visa criar “um sistema de incentivo de base regional” para apoiar as empresas operadoras de tráfego marítimo local a renovarem as suas frotas.
Em entrevista à RTP/Açores, na sequência da sua eleição para liderar os destinos dos liberais açorianos nos próximos dois anos, Nuno Barata, quando interpelado sobre a política de transportes marítimos na Região, foi claro: o transporte marítimo de passageiros faz sentido apenas entre as ilhas do triângulo (Faial, Pico e São Jorge) e o transporte de mercadorias precisa de articulação entre cabotagem insular e tráfego local.
“Nós entendemos, e sabemos, como é que se faz a reestruturação do transporte marítimo de mercadorias interilhas. Agora, ninguém o quer fazer. Andam com estudos, propostas de estudos e resoluções para fazer novos estudos e, de estudo em estudo, adia-se a solução. A solução passa pela criação de um sistema de incentivos de base regional (porque não podem ser incentivos comunitários) de apoio à reestruturação e renovação da frota dos transportadores do tráfego local, sejam eles os existentes, sejam eles novos operadores que queiram entrar na operação”, afirmou.
Reconhecendo que as empresas de tráfego local, que prestam um serviço privado e não subsidiado por dinheiros públicos, “padecem, atualmente, de um problema de envelhecimento das suas frotas, que estão mesmo obsoletas”, o Dirigente liberal diz também compreender porque as frotas atingiram tal estado.
“Nós temos operadores de tráfego local capazes de garantir uma boa operação (de transporte marítimo de mercadorias interilhas), mas têm as suas frotas absolutas obsoletas, porque, durante muitos anos, os governos socialistas andaram a ameaçar que iam fazer navios, que iam colocar navios no mercado, para transportar passageiros e carga sobre rodas em rampas ro-ro interilhas… Naturalmente, por isso, os armadores não investiram”, criticou.
O também Deputado da IL no Parlamento dos Açores revelou assim que tem “em fase avançada de preparação” uma proposta para introduzir mais uma reforma positiva visando a melhoria da qualidade de vida dos Açorianos, afirmando que, “porventura, na próxima semana, apresentaremos esta nossa proposta de criação de um sistema de incentivos de base regional para obviar estas necessidades dos armadores de tráfego local que virá resolver os problemas particulares de ilhas como Graciosa, Santa Maria e Flores e Corvo”.
IL/AÇORES/RÁDIOILHÉU