REGIÃO | Governo dos Açores já investiu perto de um milhão de euros no apoio ao acolhimento de crianças mais frágeis, anuncia Artur Lima
O Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, referiu hoje que o Executivo dos Açores já investiu, desde o início da legislatura, perto de 900 mil euros na “melhoria das condições de acolhimento residencial das crianças e jovens mais frágeis” da região.
“Estes são investimentos nas pessoas e no bem-estar social. Mas são também investimentos que zelam pela sustentabilidade financeira das instituições sociais, que deixam, assim, de suportar os custos associados ao arrendamento de imóveis”, considerou.
Artur falava esta manhã na cerimónia de inauguração das novas instalações da Casa de Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens do Grupo Social de Santo Agostinho, em Angra do Heroísmo.
“Até agora, esta valência ocupava um espaço que não era propriedade desta IPSS, sendo que o mesmo necessitava de obras urgentes de manutenção e adaptação”, avançou.
E continuou: “assim sendo, tornou-se necessário encontrar um novo espaço, onde nos encontramos, no sentido de providenciar melhor condições de segurança e de conforto às nossas crianças”.
Segundo Artur Lima, o Governo “não teve hesitações” em apoiar o Grupo Social de Santo Agostinho na aquisição do imóvel, que “recebe a partir de agora a valência de acolhimento residencial, tendo capacidade para 12 crianças e jovens”.
A aquisição do imóvel teve um custo de 305 mil euros, embora o Governo também tenha atribuído “mais 27 mil euros para executar as obras de adaptação que se afiguraram necessárias”.
Em jeito de balanço, o Vice-Presidente do Governo salientou que o XIII Governo Regional dos Açores tem desenvolvido, durante esta legislatura, um “plano de ação muito claro de proteção da vida das crianças e jovens que têm de ser acolhidos em casas de acolhimento”.
“Este plano de ação passa por melhorar substancialmente as condições de habitabilidade destas casas, salvaguardando o bem-estar que se exige neste tipo de resposta”, reconheceu.
A par do novo espaço inaugurado hoje, Artur Lima recordou que, no ano passado, foi adquirido um imóvel para a Casa de Providência de São José, na Calheta, para a mesma finalidade, num investimento que rondou os 337 mil euros.
Mais recentemente, na Praia da Vitória, foram inauguradas as novas instalações da Casa de Acolhimento Residencial da Santa Casa da Misericórdia daquela cidade, num investimento de perto de 240 mil euros.
“O que fica aqui demonstrado é que o Governo ajuda a fazer e quer, em conjunto com as instituições, ser um parceiro no desenvolvimento social, na prestação de um serviço de qualidade aos utentes e na resolução de problemas”, finalizou.
GRA/RÁDIOILHÉU