ÚLTIMAS

AÇORES | TSD destaca “terceiro aumento da remuneração complementar” em dois anos

361views

Os Trabalhadores Social Democratas dos Açores (TSD/Açores) destacaram hoje o aumento da remuneração complementar na Região.

Segundo comunicado daquela estrutura laboral do PSD/Açores, o aumento de 10% aos trabalhadores que exercem funções públicas na administração regional e local da região, cuja remuneração base seja igual ou inferior a 1.320,77 euros, é uma medida muito importante para mitigar os efeitos da inflação.

Em menos de dois anos, “este é o terceiro aumento da remuneração complementar efetuado pelo Governo Regional do PSD, CDS-PP e PPM e os seus parceiros de apoio parlamentar”, refere o presidente dos TSD/Açores, aludindo aos aumentos verificados nos orçamentos de 2021 e do ano corrente e aos quais acresceu e atualização do valor de referência, também realizada em 2022.

No conjunto, “com este Governo Regional, aqueles trabalhadores beneficiaram de um aumento de 15% do valor base da remuneração complementar”, disse.

Para Joaquim Machado, a medida revela a sensibilidade social do Governo e o seu sentido de responsabilidade na gestão das finanças públicas.

“Os efeitos da inflação devem ser combatidos com medidas socialmente justas e sustentáveis no plano orçamental, sem se cair na tentação demagógica de tudo prometer ou tudo dar, quando as finanças regionais têm uma enorme dívida deixada pela governação socialista e que tem de ser paga durante décadas”, acrescentou.

Segundo os TSD/Açores, o Orçamento Regional de 2023 deverá contemplar uma nova atualização da remuneração complementar, na ordem dos cinco por cento, conforme já foi publicamente assumido pelo Executivo liderado por José Manuel Bolieiro.

A resolução do Conselho do Governo que autoriza o aumento da remuneração complementar foi hoje publicada no Jornal Oficial e produz efeitos a partir do dia 1 de julho, “de forma a cobrir, na íntegra, todo o período em que o valor da inflação ultrapassou, na Região, os 2,5% de atualização previstos no artigo 52.º do Orçamento da Região Autónoma dos Açores para o ano de 2022”.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.