O Presidente da Câmara Municipal da Horta anunciou o regresso do torneio Hortandebol em 2023 com o Município da Horta, em articulação com o Sporting Clube da Horta e o Serviço de Desporto da Ilha do Faial, a promover o torneio.
O Hortandebol será dirigido aos escalões de formação e é intenção da organização trazer ao Faial uma ou mais equipas de topo a nível nacional.
“Estamos a preparar com expectativa e ambição o resgatar do Hortandebol, um torneio que ganhou nome em todo o País ao longo dos anos em que se realizou” anunciou o autarca faialense.
Carlos Ferreira pretende que o evento se realize na época baixa, estando neste momento em análise a definição dos dias em concreto, uma vez que se torna necessário conjugar a realização do mesmo com o ano letivo que agora se iniciou e com a disponibilidade das várias equipas.
Para o edil Faialense, “na componente desportiva, a organização do Hortandebol irá conferir estímulo redobrado aos atletas que pertencem aos escalões de formação do Sporting Clube da Horta, e de igual forma dos demais clubes que vão participar na prova, sendo também um instrumento que potencia o crescimento individual e o relacionamento com o outro”.
Além disso, o Hortandebol “vai potenciar e dinamizar a nossa economia, trazendo várias dezenas de pessoas à nossa ilha e contribuindo para atenuar a sazonalidade da afluência de visitantes ao Faial”, frisou o autarca.
O Presidente da Câmara, acredita ainda que o referido torneio irá “valorizar o lugar que o Sporting Clube da Horta conquistou no panorama nacional de andebol, com 20 anos de participação no principal escalão, com apenas 1 ano de interregno, em que participou no 2º escalão”.
CMH/RÁDIOILHÉU