André Azevedo tem apenas 15 anos. O músico foi o participante mais jovem no Festival Cordas. E, teve uma oportunidade de vida com acesso total para seguir os artistas, conviver e ainda tocar em vários palcos da edição de 2022.
“Incentivar os mais jovens para as artes, seguir suas paixões, faz parte dos nossos objetivos”, diz Terry Costa, o diretor artístico da MiratecArts, entidade organizadora do festival de músicas do mundo, na ilha do Pico. André Azevedo foi proporcionado uma experiência única a qual ele próprio descreve como “a melhor experiência musical que já alguma vez tive.”
O jovem, além de ter acesso total ao festival, em palco e atrás das cenas, conheceu todos os artistas que passaram pela ilha do Pico, oriundos de outras ilhas e países. “Foram 10 dias recheados de alegria, amor, amizade e aprendizagem,” expressa André. “Desde os eventos acolhedores, que me aqueceram o coração com tanto talento e energia positiva até aos convívios, jantares e almoços. Estes foram especiais pois todos juntos trocamos ideias, histórias e fui conhecendo melhor o mundo da música. Essa ligação ficará para sempre comigo.”
André Azevedo participou na noite de jam no Cella Bar, o qual teve a oportunidade de tocar com vários artistas e no dia seguinte, na Escola Cardeal Costa Nunes, convidado pelo músico cabo-verdiano, Tcheka, os dois tocaram para a audiência de colegas de escola.
“O acontecimento que mais me marcou foi o encontro no Cella Bar,” admite o jovem guitarrista e também compositor. “O jam foi mágico. O outro evento que guardo intimamente foi o Juventude com Cordas. Aliciantes momentos, tantas risadas e partilha de conhecimentos que fortaleceram a minha alegria na música, sem dúvida.”
E agora que o Festival Cordas já fechou portas, o que diz o mais jovem participante? “A sensação que ficou é indescritível; um verdadeiro orgulho e privilégio. É curioso e impressionante existir sempre muita música para dar e receber.” Música, instrumentos de corda, e músicos dos quatro cantos do mundo é o que o Festival Cordas pretende proporcionar para as audiências na ilha montanha. O próximo festival está a ser planeado para outubro de 2023,e propostas de artistas são bem vindas.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU