ATUALIDADE | Região. Parlamento aprova alargamento do ensino artístico especializado a todas as ilhas dos Açores
O projeto de resolução que promove o alargamento e a diversificação do ensino artístico especializado nos Açores, iniciativa dos partidos da Coligação (PSD, CDS/PP, PPM), foi aprovado na Assembleia Legislativa Regional, na Horta.
A proposta constitui uma “promoção da igualdade de oportunidades e de uma educação de qualidade”, defendeu a deputada do PSD/Açores Délia Melo, ao que acresce tratar-se de uma medida que “diminuirá as assimetrias entre os alunos da Região”.
“Uma educação de qualidade pressupõe o desenvolvimento de políticas educativas que promovam a igualdade de oportunidades no acesso ao conhecimento, na partilha de informação e na acessibilidade aos conteúdos e iniciativas lúdico-pedagógicas, por forma a contribuir e a promover o sucesso educativo”, salvaguardou Délia Melo.
De acordo com a deputada do PSD/Açores, “o projeto de resolução a implementar até ao final da legislatura, tem como objetivo ainda desenvolver parcerias entre os estabelecimentos de ensino dos Açores, instituições culturais ou artistas, regionais ou nacionais”, realçou a parlamentar social-democrata.
A oferta formativa passa por áreas como a dança, pintura/ desenho, teatro, paralelamente à música, “promovendo maior diversificação e possibilitando uma maior abrangência de alunos e de públicos”, frisou.
Segundo as estatísticas da educação 2019/2020, para além do Conservatório Regional de Ponta Delgada, a Região dispõe de apenas seis escolas com oferta de ensino artístico especializado, distribuídas pelas ilhas de São Miguel, Terceira, Graciosa, Pico e Faial.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU