Foi dado mais um passo no sentido de garantir igualdade de acesso ao ensino artístico especializado nos Açores, com a aprovação de uma iniciativa das bancadas parlamentares da coligação PSD/CDS-PP/PPM, recomendando ao Governo Regional o alargamento e diversificação deste tipo de ensino no nosso arquipélago.
Concretamente, os deputados da coligação pretendem que se promova, “até ao final da legislatura, o alargamento do ensino artístico especializado na área da música, dirigido aos alunos do Ensino Básico, a todas as ilhas dos Açores que ainda não o possuam”, designadamente São Jorge, Santa Maria, Flores e Corvo.
O documento aprovado nesta sexta-feira também prevê “que se amplifique e diversifique a oferta formativa para além da música, nomeadamente nas áreas da dança, pintura/desenho e teatro” nos concelhos em que já existe este tipo de ensino, devendo a concretização destas medidas assentar em parcerias desenvolvidas entre as escolas dos Açores e instituições culturais ou artistas, quer regionais quer nacionais.
De acordo com a líder parlamentar do CDS-PP, Catarina Cabeceiras, o principal objetivo da iniciativa agora aprovada é “promover a igualdade de oportunidades e proporcionar a todos os alunos a possibilidade de desenvolver as suas aptidões ou talentos artísticos”.
Catarina Cabeceiras reconhece que se trata de “um objetivo ambicioso, gradual e progressivo, que exigirá empenho do Governo Regional para a sua implementação”, atendendo às particularidades das diferentes ilhas no que concerne a disponibilidade de estruturas físicas e recursos humanos para o efeito.
“Avançamos com a iniciativa e a partir daqui deverão ser reunidas as condições que permitam o alargamento do ensino artístico nos Açores”, salientou a deputada.
A líder parlamentar do CDS-PP manifesta a convicção de que a crescente valorização do ensino artístico especializado constituirá “um motor motivador para os alunos nas nossas escolas, para que queiram alcançar o sucesso escolar e obter os melhores resultados”.
CDS/AÇORES/RÁDIOILHÉU