SATA transportou mais de 540 mil passageiros, em julho e agosto deste ano, o que corresponde a um aumento superior a 100 mil, em relação a 2019. Os aviões das companhias aéreas do grupo SATA – a SATA-Air Açores e a Azores Airlines, transportaram 541.818 passageiros em julho e agosto, o que representou mais 100.886 passageiros do que em igual período de 2019.
Segundo uma nota informativa do Grupo SATA, esse crescimento, que “equivale a um acréscimo de 22,9% no total de passageiros transportados, distribui-se por ambas as companhias”. A SATA-Air Açores, que assegura as ligações entre as nove ilhas dos Açores, “transportou mais 39.089 passageiros (+19,1%)” e a Azores Airlines, com ligações ao exterior do arquipélago, “mais 61.797 passageiros (+26,1%)”, adianta a mesma nota da SATA.
A comparação é feita em relação a 2019 por ter sido “último verão em que o setor da aviação registou um desempenho considerado normal, antes do surgimento da pandemia de Covid-19. A SATA sublinha que em 2022 os meses de julho e agosto “assumiram um destaque particularmente relevante para a indústria”, tendo em conta que “foram de intensidade comparável ao que era habitual no pico da estação IATA, em anos pré-pandémicos, em particular o ano de 2019, que tem servido de referência para a análise da retoma do setor, no período pós-pandemia”. O Grupo SATA salienta, ainda, que foi também um contexto “ainda mais desafiante”, tendo em conta a “falta de recursos humanos e congestionamentos nos aeroportos e do espaço aéreo”.
A transportadora aérea açoriana refere que “este período constituiu um teste de resiliência às operações das companhias aéreas”, destacando que “graças a um enorme esforço de todos os envolvidos, as companhias aéreas do grupo SATA asseguraram eficientemente as ligações aéreas para os vários destinos”.
Por último, a SATA reconhece “o contributo fundamental dos seus parceiros”, que permitiu “potenciar a mobilidade e a atividade turística no verão, fundamentais para a recuperação das companhias aéreas e para o arquipélago dos Açores”.
Depois de ter registado prejuízos nos últimos anos, a SATA apresentou um plano de restruturação que foi aprovado pela Comissão Europeia, em junho, que permite à companhia aérea recorrer a ajudas do Estado no montante de 453,25 milhões de euros.A verba aprovada por Bruxelas divide-se em empréstimos diretos de 144,5 milhões de euros e assunção de dívida de 173,8 milhões de euros, num total de 318,25 milhões de euros a converter em capital próprio. O plano, a concretizar até 2025, prevê, também, a alienação de 51% do capital social da Azores Airlines.
DIÁRIOINSULAR/RÁDIOILHÉU
FOTO: Marciano Veiga;
459
add a comment
Mauricio De Jesus
EditorMaurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.