ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Região. José Manuel Bolieiro saúda visita verdadeiramente “arquipelágica” da Ministra da Defesa aos Açores

© Governo dos Açores | Fotos: MM
360views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje em audiência a Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, valorizando a visita verdadeiramente “arquipelágica” da governante, que percorreu quatro ilhas e “não se limitou a um instante”, mantendo a agenda completa com diferentes encontros e visitas.

Falando no Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro deixou uma “palavra de saudação e acolhimento” a Helena Carreiras, manifestando a sua satisfação pelo anúncio da ministra de que haverá um reforço de meios para as Forças Armadas no arquipélago, nomeadamente com a entrada ao ativo uma segunda tripulação para operar os helicópteros EH-101, que fazem missões de busca e salvamento.

O Presidente do Governo chamou, no entanto, a atenção para a necessidade de haver meios alocados à vigilância das “futuras áreas de reserva marinha protegidas”, no âmbito do programa Blue Azores.

“Entre a ideia de preservação da biomassa, da biodiversidade, da coluna de água e do nosso mar, precisamos, para além do normativo, de ter meios de fiscalização quanto ao cumprimento”, considerou o governante.

E prosseguiu: “Esta é expectativa e o grande desafio que também é lançado para presente e futuro no papel das Forças Armadas”.

Numa “ideia de desenvolvimento sustentável”, a Defesa e as Forças Armadas desempenham um papel decisivo “na salvaguarda dos recursos” ambientais, nomeadamente ao nível marítimo.

A Ministra da Defesa Nacional termina hoje uma visita aos Açores que arrancou no sábado, em São Jorge, no Dia do Estado-Maior-General das Forças Armadas, e que passou também pela Terceira, Faial e São Miguel.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.