REGIÃO | Secretário da Saúde reitera aposta na valorização da carreira de enfermagem nos Açores
O Secretário Regional da Saúde e Desporto reiterou hoje a aposta do Governo dos Açores numa estratégia “convicta” de valorização da carreira de enfermagem em termos remuneratórios e de regularização de carreiras.
Clélio Meneses transmitiu esta ideia durante a abertura das III Jornadas de Enfermagem Cirúrgica, que decorrem de hoje e até ao próximo sábado em Ponta Delgada.
“É um processo que decorre no tempo, mas que é também partilhado com os representes dos enfermeiros, para que ninguém fique atrás”, disse Clélio Meneses, deixando a garantia de que o mesmo “só ficará concluído quando o último enfermeiro vir a sua situação resolvida”.
Clélio Meneses falou da necessidade de contratação de mais enfermeiros para o Serviço Regional de Saúde, lembrou que no último ano foram contratados 70 e anunciou que está aberto o processo para contratação de um número idêntico nos próximos tempos.
O governante referiu também os incentivos à fixação, “com verba inscrita pela primeira vez no Orçamento da Região”, cuja regulamentação está a ser trabalhada com a Ordem e com os sindicatos “devendo estar concluído este ano”, frisou.
O Secretário Regional da Saúde e Desporto considerou igualmente que “o Serviço Regional de Saúde, para ser mais forte e mais eficaz, necessita de enfermeiros mais motivados”.
Clélio Meneses referiu, por outro lado, a necessidade de otimizar serviços e procedimentos e apontou como exemplo a importância da ligação entre cuidados primários e cuidados hospitalares.
E sublinhou, este propósito, o que está já a ser feito em São Miguel, onde a cirurgia de ambulatório se realiza nos cuidados primários.
“Isto é decisivo”, disse, “porque dá relevância e motivação aos cuidados primários e retira carga aos cuidados hospitalares, para aquilo que verdadeiramente é hospitalar”.
As III Jornadas de Enfermagem em Cirurgia são promovidas pela Associação de Enfermagem Cirúrgica dos Açores, uma associação fundada em 2017, com sede na Ilha Terceira, e cujo foco principal é o de melhorar a resposta às necessidades em cuidados de enfermagem na área cirúrgica. Nesse processo, a Associação pretende ter um papel ativo na formação dos enfermeiros.
GRA/RÁDIOILHÉU