REGIÃO | Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas promove ação sobre valorização das fortalezas da ilha Terceira
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), realiza, nos próximos dias 9 e 10 de maio, uma nova formação no âmbito do Plano de Divulgação do Conhecimento Científico e Tecnológico para 2022, centrada na valorização de fortalezas da ilha Terceira.
Esta ação, intitulada “História e Estratégias de Valorização das Fortalezas da ilha Terceira- Casos Práticos”, será promovida em formato presencial, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.
O curso reparte-se por dois dias de formação, sob a coordenação do professor Raimundo Silva, Professor da Universidade de Coimbra, em conjunto com o arquiteto Ignácio Crespo, e será lecionado através do método expositivo com debate, da apresentação e discussão de casos práticos e de visitas pedagógicas a monumentos e intervenções sobre o património cultural edificado.
As construções fortificadas têm, na Região Autónoma dos Açores, um papel de destaque no contexto do património construído e são testemunho de muitos séculos de história, da evolução da região e da sua relação com mundo.
Conhecer com detalhe as principais fortificações da Ilha Terceira, desde a imponente Fortaleza de São João Batista, no Monte Brasil, até pequenos vestígios de equipamentos das linhas de defesa é um trabalho imprescindível para a promoção da sua salvaguarda e valorização.
É esta experiência que é proposta aos participantes, com um programa organizado em torno dos estudos feitos pelo Prof. Arquiteto Ignácio Crespo sobre a estratégia da defesa da Ilha Terceira ao longo dos séculos.
Além desta vertente de exploração e compreensão destes espaços e construções, pretende-se um debate estruturado sobre estratégias e técnicas de intervenção aplicáveis ao património em apreço.
A participação no curso em apreço, à semelhança das ações promovidas pelo LREC, carece do preenchimento de uma ficha de inscrição, disponibilizada no portal do Governos dos Açores, no site do LREC, em lrec.azores.gov.pt, onde também se encontra disponível o programa da ação.
GRA/RÁDIOILHÉU