ATUALIDADE | Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego promove candidaturas ao Estagiar U até 31 de maio
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, está a promover até ao dia 31 de maio um período de candidaturas ao Estagiar U, que poderão ser efetuadas através da página https://empregojovem.azores.gov.pt/.
Os estágios, com duração de 30 dias, iniciam-se em julho, agosto ou setembro.
O Estagiar U constitui uma oportunidade para os estudantes universitários, com idade não superior a 30 anos, experienciarem um contacto inicial com o mundo do trabalho, partilharem com as empresas açorianas os seus conhecimentos e aprenderem com a experiência dessas empresas.
Além disso, representa um pilar fundamental na vida e desenvolvimento profissional dos jovens residentes nos Açores, na promoção da sua inserção no mercado laboral, bem como na sua fixação nas suas comunidades de origem.
Nesse sentido, e na sequência da recomendação aprovada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o Estagiar U foi melhorado, ajustando-o às novas realidades do mercado laboral, além de promover a salvaguarda dos direitos e interesses dos jovens na integração e desenvolvimento do seu percurso profissional.
A nova regulamentação permite, a partir de agora, a apresentação de projetos por parte das entidades sem fins lucrativos, que se juntam, assim, às empresas privadas, empresas públicas e cooperativas.
Para facilitar ainda mais a transição do percurso académico para a vida ativa, o programa passa a ter a duração máxima de 35 horas semanais, sendo quatro horas diárias preenchidas em contexto laboral e três horas diárias dedicadas a formação, sendo atribuída uma bolsa no valor do salário mínimo na região.
A aposta do Governo Regional no reforço e na valorização da formação e da qualificação dos jovens tem por objetivo a promoção da empregabilidade, incentivando, deste modo, o rejuvenescimento dos recursos humanos e uma coexistência harmoniosa entre gerações com o consequente impacto positivo no desenvolvimento económico e social dos Açores.
GRA/RÁDIOILHÉU