O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, sublinhou hoje que a área espacial é uma “economia do futuro” também na região, sublinhando, perante dezenas de jovens estudantes, que “o futuro é ciência e ciência é futuro”.
Falando na Escola Secundária de Lagoa, após uma conferência proferida pelo ex-astronauta da NASA Danny Olivas, José Manuel Bolieiro diz que a vinda do norte-americano aos Açores “ajuda a formar uma atitude pessoal” nos jovens de “resiliência, da cultura do nunca desistir”, funcionando ainda como uma chamada da atenção para o fenómeno do espaço.
“É preciso sermos humildes no conhecimento que temos, mas é preciso também termos muita vontade de conhecer mais em cada dia”, sublinhou o Presidente do Governo.
“Para a vossa geração e para o vosso futuro, um desenvolvimento sustentável é essencial para a sobrevivência humana no nosso planeta. Uma prudente prevenção das alterações climáticas e os seus efeitos, em pequenas ilhas e ao nível das águas do mar, é essencial para prevenir a nossa vivência em ilhas”, declarou ainda, dirigindo-se aos alunos da escola na Lagoa.
José Manuel Bolieiro lembrou ainda que, se a componente terrestre dos Açores é reduzida, no campo do mar e do espaço há um potencial “enorme”, sendo ambos “oportunidades de futuro” que a região deve agarrar e consolidar.
Na terça-feira, o Governo dos Açores, através da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço, promove, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, uma outra conferência com o ex-astronauta dedicada, desta vez, a “Viver e Trabalhar no Espaço“.
A conferência, que se insere nas atividades da Semana do Espaço da Escola Secundária da Lagoa, será aberta à participação geral do público (sem necessidade de pré-inscrição) e enquadra-se nos objetivos da Estratégia dos Açores para o Espaço de incrementar a sensibilização e o interesse para o setor do Espaço na Região Autónoma dos Açores.
GRA/RÁDIOILHÉU