O Governo dos Açores informa que a Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia prepara-se para publicitar os termos do procedimento para a contratação de prestação de serviços tendo em vista a revisão do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA).
Mário Mota Borges, Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, garante “exigência e ambição” para este processo de revisão do PEMTA, recordando que o documento que ainda está em vigor “teve os seus méritos, mas também fragilidades e limitações que importa corrigir, ao mesmo tempo que se projeta uma nova fase do ciclo de vida do destino e a necessária consolidação de uma oferta cada vez mais diversificada e qualificada, mas que terá, necessariamente, no turismo de natureza a sua grande referência”.
O processo de revisão do PEMTA “foi preparado de forma meticulosa e sem precipitações”, referiu Mário Mota Borges, de modo a que se conseguisse ter a devida perceção do paradigma pós-pandemia, quer em termos internacionais, quer a nível regional, bem como a integrar já dentro do novo documento definidor da estratégia para o turismo dos Açores as grandes orientações da União Europeia, nomeadamente as incluídas no recém anunciado ‘Transition Pathway for Tourism’ e naquilo que se perspetiva para a Agenda Europeia para o Turismo 2030/2050.
O PEMTA é um dos documentos basilares na definição do modelo turístico da região, a par do POTRAA (Programa de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores), definindo as linhas de desenvolvimento estrutural do destino e da respetiva abordagem a produtos e mercados.
GRA/RÁDIOILHÉU