TOPO | Vila de ‘Guilherme Van Der Hagen’ já recebeu centenas de pessoas. Presidente de Junta da Freguesia destaca a “boa organização até agora”. (c/reportagem)
A Crise Sismovulcânica veio mexer com a Ilha de São Jorge no seu todo. Lisandro Bettencourt, Presidente da Junta de Freguesia do Topo, fez um ponto da situação para a Rádio Ilhéu. “É com emoções á flor da pele e com situações dramáticas” que se recebe, e chega, esta população.
São varias as centenas de pessoas na Ponta da Ilha de Guilherme Van Der Hagen, com casas que chegam a ter 20 pessoas. Uma grande maioria das casas estão ocupadas com havendo uma grande onda de solidariedade que se levanto, com esta crise sísmica um pouco por todas as ilhas, onde no Topo não foi exceção.
Lisandro Bettencourt revela-nos como é feito este primeiro contato entre a população de Velas e a Ponta do Topo, sendo positivo este balanço “muito por força da comunidade” que tem recebido a população nas suas habitações. Atualmente há pouco espaços habitáveis no Topo havendo ainda algumas casas, mas com poucas condições para receber a comunidade Velense.
O Presidente de Junta de Freguesia salientou como se procederá em caso de algum evento de maior magnitude, destacando a “boa organização até agora”. Por fim, Lisandro Bettencourt deixou 2 apelos esclareceu que só as Fajãs do Concelho de Velas é que “estão fechadas”.
Imagem e reportagem: Maurício de Jesus, a Rádio Ilhéu na Vila do Topo, Ilha de são Jorge.