A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura, através do Museu da Horta promove, a partir do dia 31 de março, a realização de oficinas de artesanato intituladas “Trabalhos Loucos”, em parceria com a parceria da Associação Amigos do Farol, no contato com os artesãos da ilha do Faial, e com a disponibilidade de voluntários.
Dirigidas a pessoas com tempo livre ou em situação de reforma, esta iniciativa pretende desenvolver, mensalmente, uma oficina de artesanato, com a duração de cerca de três horas, para grupos de oito a 12 pessoas, cujo grau de dificuldade vai variar consoante o tipo de trabalhos a executar.
Os “trabalhos loucos” designam uma técnica que, tradicionalmente, é usada na elaboração de têxteis domésticos, consistindo no reaproveitando de retalhos de tecidos, dispostos aleatoriamente sobre uma superfície maior e fixados através de pontos vistosos com linha colorida, criando padrões abstratos. Esta técnica que, nos Açores, é conhecida por “trabalhos loucos” segue a linha do ‘patchwork’.
A primeira iniciativa desenvolver-se-á em duas sessões, nas tardes dos dias 31 de março e 7 de abril, durante as quais será confecionada uma pega de cozinha.
Cada sessão terá um custo de três euros e as marcações poderão ser efetuadas através do endereço eletrónico servicoeducativomh@azores.gov.pt ou através do número 292 202 576.
GRA/RÁDIOILHÉU