A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura, através do Museu da Horta promove, entre 22 de março e 15 de abril, a realização de uma “Oficina Exploratória de Carpintaria”, na Casa Manuel de Arriaga, polo deste museu.
Trata-se de uma atividade do serviço educativo da instituição que visa a dinamização da exposição “Carpintaria ou a Arte de Trabalhar a Madeira Lisa”, patente nesse núcleo do Museu da Horta, até dia 1 de maio.
A oficina destina-se a escolas, ateliês de tempos livres, centro de atividades ocupacionais e outros grupos e tem como objetivo dar a conhecer este ofício milenar. Os participantes serão convidados a criar um dominó em madeira.
A exposição tem por base a doação de instrumentos de carpintaria de António Francisco Andrade, natural da freguesia da Praia do Norte, Faial, emigrante nos E.U.A, em Rhode Island, onde trabalhou como carpinteiro, ofício que, de regresso ao Faial, manteve com profusa obra. As peças de exposição, ferramentas de carpintaria, algumas de fabrico americano, identificáveis pela marca, são quase centenárias.
Os interessados na atividade, poderão efetuar marcações através do email: servicoeducativomh@azores.gov.pt ou através dos números 292 202576 / 292 202573.
GRA/RÁDIOILHÉU