SÃO JORGE

VELAS | ‘Casa Museu Cunha da Silveira’ mantém proximidade com o público

915views

Em 2022 o Plano de Atividades da Casa Museu Cunha da Silveira pretende continuar a fidelizar e captar novos públicos por forma a desempenhar um papel ativo e dinâmico na sociedade, sendo de registar o crescimento do atendimento e serviço prestado ao público. Para além disso, pretende também contribuir significativamente para a inclusão social e o acesso à cultura.

Destaque para algumas das atividades a desenvolver ao logo do ano, como são o caso de “A Peça do Mês” e “Domingo, no Museu!”, assim como um workshop de costura e a exposição temporária – Costura no imaginário Jorgense.

A Casa Museu Cunha da Silveira mantém igualmente as atividades dirigidas ao público-escolar, assim como ao público-turista.

Neste sentido realce para o Novo Espaço Museológico “Casa Visitável à Época dos Anos 50-60”, atualmente em fase final de construção, que irá integrar a Rota Turística do Concelho, “Vivências da Nossa Terra”, projeto turístico-cultural de carater plurianual e interdisciplinar que se propõe à descoberta do Património Cultural, Natural e Arquitetónico, abraçando as seis Freguesias do Concelho.

De salientar ainda a realização de atividades e exposições temáticas em outros espaços do Município de Velas, nomeadamente no Auditório, na Biblioteca e no Arquivo Histórico de Velas – João Gabriel de Ávila, sito no Edifício dos Paços do Concelho.

Em suma, a “Casa Museu Cunha da Silveira” mantém a missão de proteção e valorização do património Cultural, com o intuito de preservar e perpetuar a memória e identidade de um Povo com mais de 500 Anos de História, junto das Gerações futuras, contribuindo assim para o desenvolvimento do Concelho, da Ilha e até da Região, a nível cultural, social e económico de forma sustentada, sendo que o seu Plano Anual de Atividades insere-se nas diretrizes culturais estabelecidas pelo atual Executivo Camarário.

CMV/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.