O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reiterou na noite de terça-feira, durante o Fórum Autonómico na cidade da Horta, o compromisso, firmado através do projeto Blue Azores, de serem reforçadas as áreas marinhas protegidas nos Açores.
“Temos um enorme orgulho neste projeto Blue Azores, nesta parceria com a Fundação Oceano Azul e o Waitt Institute, e esta capacidade de nos alertarem para o potencial que temos e o entendimento do potencial que temos quanto ao futuro”, considerou o governante.
José Manuel Bolieiro falava no Teatro Faialense, num Fórum Autonómico que teve como orador convidado o professor Emanuel Gonçalves, Coordenador Científico e Administrador da Fundação Oceano Azul.
“Não podia escolher outro tema para o Fórum Autonómico no Faial que não este”, declarou o Presidente do Governo, falando sobre o mar dos Açores, as reservas marinhas e a condição mundial do arquipélago de ‘hope spot’ (local de esperança) para a conservação dos oceanos.
“Vamos dar o bom exemplo pelo resultado e pelo procedimento”, com recurso à ciência e o envolvimento de todos os agentes ligados ao mar, concretizou.
O Governo Regional dos Açores iniciou recentemente o processo de envolvimento e diálogo com diferentes entidades para a definição de novas áreas marinhas protegidas, com vista a atingir a meta dos 30% das Áreas Marinhas Protegidas no Mar dos Açores, com 15% de área totalmente protegida.
O Conselho do Governo havia deliberado em setembro que a Região atinja a meta dos 30% das Áreas Marinhas Protegidas no seu mar, com 15% de área totalmente protegida.
Tal objetivo sucede à receção de documento do Comité Técnico e Científico do projeto Blue Azores sobre a estratégia relativa ao Mar profundo ao nível da criação das Áreas Marinhas Protegidas.
O Fórum Autonómico é um espaço de reflexão sobre a autonomia e desafios da mesma em diferentes áreas de intervenção, com impacto direto na sociedade, economia e bem-estar dos cidadãos Açorianos.
GA/RÁDIOILHÉU