No passado sábado, dia 13 de novembro, foi reinaugurado, na freguesia da Lomba da Maia, o Trilho Municipal da Barquinha. Com a nova configuração, este percurso pedestre, para além de ficar dotado de melhores condições e acessibilidades, passa a ter mais dois pontos de interesse: a Cascata das Três Bicas e a Cascata do Preto. Além disso, o trilho apresenta agora um formato circular, com um grau dificuldade médio, 5 km de distância e 2h30m de duração. “Os trilhos pedestres são importantes para dinamizar a economia local”, afirmou Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, na inauguração do novo trilho pedestre da Barquinha.
Com efeito, a aposta nos trilhos pedestres municipais, iniciada no ano de 2015, tem-se revelado muito importante na dinamização da economia local, atraindo turistas de diversas proveniências, para além dos próprios residentes na ilha. A autarquia tem tido a preocupação de aumentar a rede municipal de trilhos pedestres, contando atualmente com 6 trilhos, o que totaliza uma cobertura de cerca de 50 km. Alexandre Gaudêncio referiu ainda a preocupação da autarquia em criar percursos circulares, formando um roteiro histórico-cultural, de maneira a promover e valorizar as tradições locais, principalmente nas freguesias mais periféricas.
Marcaram presença na inauguração o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, o vereador da Cultura, Juventude e Desporto, José António Garcia, e o presidente da Junta de Freguesia da Lomba da Maia, Alberto Ponte.
CMRG/RÁDIOILHÉU