O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou no sábado o trabalho do Clube do Cão de Fila de São Miguel, essencial para manter a divulgação pelo mundo desta “raça autóctone, que honra São Miguel e os Açores”.
As palavras de José Manuel Bolieiro foram proferidas no Pavilhão da Associação Agrícola de São Miguel, a propósito da 28.ª Exposição Monográfica do Cão de Fila de São Miguel, que este ano se realizou no mesmo recinto e em conjunto com a Exposição Canina da Ribeira Grande.
Para o governante, o Cão de Fila de São Miguel é parte da identidade do arquipélago e “projeta os Açores pelo mundo”, contribuindo o trabalho do Clube do Cão de Fila de São Miguel e dos seus associados “para o bom nome dos Açores e da Açorianidade”.
“Faz parte de um patamar civilizacional elevado o ser humano que valoriza o animal”, acrescentou o Presidente do Governo.
Na cerimónia de sábado foram homenageados Maria de Fátima Cabral, primeira Presidente do Clube do Cão de Fila de São Miguel, e António José Amaral, primeiro criador da raça e coautor do livro “O Cão de Fila de São Miguel”.
GA/RÁDIOILHÉU