SÃO JORGE

SÃO JORGE – Deputado do PSD, Paulo Silveira, apresenta voto de pesar pela morte de Duarte Silveira

720views

Duarte Manuel de Bettencourt da Silveira nasceu a 25 de junho de 1962, na Praia da Vitória, ilha Terceira, filho de Ernesto Jacinto da Silveira e de Rosa Augusta Bettencourt da Silveira.

A sua família fixou-se na vila da Calheta, em São Jorge, e foi aí que viveu toda a sua infância. Regressou à ilha Terceira para prosseguir os seus estudos, iniciando aí a sua atividade profissional nos CTT, em Angra do Heroísmo, até ser chamado para o Serviço Militar Obrigatório, em São Gonçalo, ilha de São Miguel, e posteriormente no continente português.

Em 1984 fixa-se na ilha de São Jorge, onde se manteve definitivamente. Durante alguns anos, integrou os quadros da
empresa Domingos de Oliveira até ser convidado para adjunto do Presidente da Câmara Municipal da Calheta, José Leovigildo Sousa Azevedo, em 1990. Exerceu, ainda, funções profissionais no Centro de Saúde da Calheta por um curto período de tempo.

Em 1993 foi eleito Vereador, assumindo as funções de Vice- Presidente, cargo que ocupou até 2001. Neste ano, assume a Presidência da Câmara por dois mandatos. Em 2013 volta a dar o seu contributo como Deputado Municipal, terminando então as suas funções de autarca em 2017. Durante o seu mandato como Presidente, destacaram-se, entre várias obras importantes para o concelho da Calheta, a construção do Campo de Futebol Municipal, assim como o investimento na pavimentação de estradas municipais em todas as freguesias. 

Com esta experiência, na Câmara Municipal, Duarte Silveira inicia, assim, um percurso de 20 anos de autarca.
Duarte Silveira destacou-se pela sua forma de ser e estar na sociedade jorgense, e fica lembrado, e muito justamente, pelo importante contributo que dedicou à música nesta ilha, fruto do seu talento, de uma permanente disponibilidade e ainda de uma extraordinária sensibilidade artística. Assim, salienta-se a sua participação em diversos de grupos musicais na ilha de São Jorge, desde o Grupo Etnográfico da Calheta, grupos de baile, bandas de concerto, agrupamentos improvisados de cantorias, bailes regionais, grupos corais, entre outros.

O grupo de música popular açoriana “Tributo”, que pela sua dimensão artística e cultural, e também pelo patamar atingido na música portuguesa, foi seguramente o maior projeto musical que integrou em toda a sua vida, ao qual dedicou largos anos do seu conhecimento e todo o seu talento como músico.

O seu contributo foi imenso, como músico, como artista, como agente cultural e ainda como autarca. A sua partida deveu-se a doença oncológica, que, por ironia do destino, ocorreu na ilha que o viu nascer, no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo, notícia que deixou a ilha de São Jorge mais pobre.

No seu funeral, à saída da Igreja, num momento de grande emoção, ouviu-se a gravação da voz de Duarte Silveira a
interpretar o tema “Notas de Infância”, como se do seu último desejo se tratasse:

 “Quando um dia eu morrer 
e peço por caridade 
O que de mim tu guardares 
guarda também a Saudade” 

Duarte Manuel de Bettencourt da Silveira faleceu no passado dia 15 de abril de 2021 aos 58 anos de idade. Assim, o Grupo Parlamentar do PSD propõe a aprovação do seguinte voto de pesar:

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores manifesta o seu pesar pelo falecimento do autarca, homem de
cultura e distinto músico jorgense, Duarte Manuel de Bettencourt da Silveira, distinguindo-o, pelo relevante e inestimável contributo de participação pública e social e política, na cultura, na música e numa vida inteira de dedicação ao concelho da Calheta e à ilha de São Jorge.

Assim, e ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, a Assembleia Legislativa da Região Autônoma dos Açores, emite o presente Voto de Pesar pelo falecimento do distinto cidadão Duarte Manuel de Bettencourt da Silveira, determinando que o mesmo seja dado conhecimento à sua Família e à Assembleia e Câmara Municipal da Calheta.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.