ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Ordem dos Enfermeiros reforça alertas no seguimento de deslocação a Santa Maria

618views

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros realizou esta semana uma  visita de acompanhamento à Ilha de Santa Maria, no âmbito da iniciativa «Ordem no Terreno». A comitiva  da Ordem dos Enfermeiros que realizou esta visita incluiu elementos do Conselho Diretivo Regional e do  Conselho de Enfermagem Regional. 

Realizou-se primeiramente uma Visita de Acompanhamento do Exercício Profissional à Santa Casa da  Misericórdia de Vila do Porto. Nesta visita, para além da apresentação de cumprimentos, foi feita uma  visita às instalações da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, bem como reuniões com a equipa de  enfermagem, coordenação e respetivo Provedor. Desde a última visita realizada a esta instituição há  aproximadamente dois anos e meio, já foi possível identificar a implementação de algumas melhorias, no  seguimento das recomendações então feitas pela Ordem. 

Sobre esta visita, o Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enfermeiro Pedro Soares, salientou:  “Reencontrámos na Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto uma equipa de enfermagem com cuidados  de excelência, apesar das dificuldades inerentes relativamente às dotações atuais. Infelizmente, voltamos  a refletir sobre a necessidade de equiparação de todos os Enfermeiros dos nossos lares em termos  remuneratórios ao salário base de todos os restantes colegas, e pudemos alertar que ao não acontecer e  com a necessidade atual de Enfermeiros, muitas destas instituições têm cada vez mais os cuidados de  enfermagem em causa. Alertámos ainda que temos inevitavelmente de caminhar para uma maior  articulação entre estas instituições e as respetivas unidades de saúde ilha da sua área geográfica.” 

A Ordem dos Enfermeiros aproveitou ainda a ocasião desta sua visita para deixar a justa homenagem e  manifestar os seus votos de pesar pelo falecimento do senhor José Humberto Chaves, antigo Provedor que,  enquanto nas suas funções e desde o início deste mantado, construiu pontes de entendimento com a nossa  Secção Regional. 

No âmbito da deslocação a Santa Maria, assegurou-se também uma visita à Unidade de Saúde de Ilha de  Santa Maria. Nesta visita houve oportunidade para reunir com a Enfermeira Vogal do Conselho de  Administração, visitar as instalações do Centro de Saúde, bem como proporcionar uma receção aos  Enfermeiros. 

Sobre a visita à Unidade de Saúde Ilha, Pedro Soares referiu que “foi gratificante a grande quantidade  de colegas que nos recebeu e a partilha efetuada. Fico, no entanto, preocupado com diversos assuntos que  faremos chegar à tutela e que carecem de toda a urgente atenção. É particularmente fundamental avançar  de forma imediata com os apoios à fixação de Enfermeiros na ilha e só assim poderemos pensar em  dotações seguras. Iniciámos ainda um trabalho conjunto relativamente à implementação de projetos de  melhoria contínua de qualidade. Discutiram-se assunto inerentes à profissão e alguns com necessidade de  atenção cuidada, sobre os quais faremos a devida monitorização das suas correções.” 

Em suma, Pedro Soares realçou sobre esta ida a Santa Maria que “com esta visita aos colegas da Ilha de  Santa Maria, recuperamos o projeto «Ordem no terreno» que a pandemia nos retirou. Assim, nos próximos  meses estaremos com os Enfermeiros de todas as ilhas, naquela que é a génese deste mandato, um trabalho  de proximidade em prol dos melhores cuidados à nossa população, assim como das melhores condições  para a nossa Enfermagem. Entramos assim no último ano de um mandato atípico, por força das conhecidas  vicissitudes que nos obrigaram a uma adaptação total das nossas atividades, mas sem perder o foco nos  nossos objetivos.”

OE/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.