A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros realizou esta semana uma visita de acompanhamento à Ilha de Santa Maria, no âmbito da iniciativa «Ordem no Terreno». A comitiva da Ordem dos Enfermeiros que realizou esta visita incluiu elementos do Conselho Diretivo Regional e do Conselho de Enfermagem Regional.
Realizou-se primeiramente uma Visita de Acompanhamento do Exercício Profissional à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto. Nesta visita, para além da apresentação de cumprimentos, foi feita uma visita às instalações da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, bem como reuniões com a equipa de enfermagem, coordenação e respetivo Provedor. Desde a última visita realizada a esta instituição há aproximadamente dois anos e meio, já foi possível identificar a implementação de algumas melhorias, no seguimento das recomendações então feitas pela Ordem.
Sobre esta visita, o Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enfermeiro Pedro Soares, salientou: “Reencontrámos na Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto uma equipa de enfermagem com cuidados de excelência, apesar das dificuldades inerentes relativamente às dotações atuais. Infelizmente, voltamos a refletir sobre a necessidade de equiparação de todos os Enfermeiros dos nossos lares em termos remuneratórios ao salário base de todos os restantes colegas, e pudemos alertar que ao não acontecer e com a necessidade atual de Enfermeiros, muitas destas instituições têm cada vez mais os cuidados de enfermagem em causa. Alertámos ainda que temos inevitavelmente de caminhar para uma maior articulação entre estas instituições e as respetivas unidades de saúde ilha da sua área geográfica.”
A Ordem dos Enfermeiros aproveitou ainda a ocasião desta sua visita para deixar a justa homenagem e manifestar os seus votos de pesar pelo falecimento do senhor José Humberto Chaves, antigo Provedor que, enquanto nas suas funções e desde o início deste mantado, construiu pontes de entendimento com a nossa Secção Regional.
No âmbito da deslocação a Santa Maria, assegurou-se também uma visita à Unidade de Saúde de Ilha de Santa Maria. Nesta visita houve oportunidade para reunir com a Enfermeira Vogal do Conselho de Administração, visitar as instalações do Centro de Saúde, bem como proporcionar uma receção aos Enfermeiros.
Sobre a visita à Unidade de Saúde Ilha, Pedro Soares referiu que “foi gratificante a grande quantidade de colegas que nos recebeu e a partilha efetuada. Fico, no entanto, preocupado com diversos assuntos que faremos chegar à tutela e que carecem de toda a urgente atenção. É particularmente fundamental avançar de forma imediata com os apoios à fixação de Enfermeiros na ilha e só assim poderemos pensar em dotações seguras. Iniciámos ainda um trabalho conjunto relativamente à implementação de projetos de melhoria contínua de qualidade. Discutiram-se assunto inerentes à profissão e alguns com necessidade de atenção cuidada, sobre os quais faremos a devida monitorização das suas correções.”
Em suma, Pedro Soares realçou sobre esta ida a Santa Maria que “com esta visita aos colegas da Ilha de Santa Maria, recuperamos o projeto «Ordem no terreno» que a pandemia nos retirou. Assim, nos próximos meses estaremos com os Enfermeiros de todas as ilhas, naquela que é a génese deste mandato, um trabalho de proximidade em prol dos melhores cuidados à nossa população, assim como das melhores condições para a nossa Enfermagem. Entramos assim no último ano de um mandato atípico, por força das conhecidas vicissitudes que nos obrigaram a uma adaptação total das nossas atividades, mas sem perder o foco nos nossos objetivos.”
OE/RÁDIOILHÉU