REGIONAL

TRIÂNGULO – CDU inicia campanha com a presença de Jerónimo de Sousa acompanhado pelos primeiros candidatos das ilhas do Faial, Pico e São Jorge

30views

No passado fim-de-semana, no Faial, o início da campanha eleitoral da CDU para as eleições regionais de 25 de outubro, que irá decorrer sob o lema “Um Projeto de Futuro para os Açores”, foi assinalado com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do PCP, acompanhado pelos primeiros candidatos das ilhas de São Jorge, Pico e Faial.

O Programa da CDU, para além de muitas dezenas de propostas para todas as áreas da vida da Região, apresenta dez medidas urgentes para repor rendimentos, aliviar as dificuldades das famílias e relançar a criação de emprego. Entre elas destaca-se o aumento do complemento regional ao salário mínimo, além do aumento das baixas reformas, das pensões e dos salários.

Na sua intervenção o primeiro candidato da CDU por São Jorge, Pedro Pessanha, afirmou que “até ao dia das eleições iremos continuar com entusiasmo e alegria com as nossas propostas, para tentar chegar ao maior número de jorgenses. Temos falado com muita gente e muitos nos dizem «gostamos dos vossos candidatos, das vossas ideias, das vossas propostas, das vossas posturas, mas…». É contra esse “mas” que temos de lutar. Precisamos que a opinião das pessoas seja traduzida em votos na CDU, porque só assim podemos transformar as nossas ideias e as nossas propostas em ações que possam ajudar as pessoas”.

De seguida interveio a primeira candidata da CDU pelo Pico, Daniela Jacobs, que para além de fazer um breve resumo das propostas da CDU para a ilha do Pico, terminou com um apelo aos eleitores das três ilhas: “Deixem-me só terminar com umas breves palavras sobre o Triângulo. Esta definição deveria ser mais que um pacote turístico: esta definição é sinonimo de proximidade, mas por vezes vemos ações governativas que continuam a alimentar ódios antigos que toldam o desenvolvimento das três ilhas. Todos devemos lutar por mais desenvolvimento tanto no Pico como no Faial ou em são Jorge. Estamos aqui porque a CDU constrói pontes, e é neste sentido que vos falo. Se as ilhas do Triângulo se unirem vamos ter mais São Jorge, mais Faial e mais Pico. Por isso, para mais Triângulo, precisamos de mais CDU».

Na iniciativa ainda interveio também a primeira candidata da CDU pelo Faial, que afirmou “Procuramos intervir diariamente, pois estamos atentos aos problemas do Faial. Sempre estivemos, mesmo sem eleitos, e sempre estaremos, pois essa é a nossa forma de estar. Quero reforçar mais uma vez esta ideia tão importante: a eleição de um deputado da CDU pelo Faial é uma realidade perfeitamente ao nosso alcance, como já o foi no passado, e toda a gente reconhece que, quando isso aconteceu, o Faial e os faialenses ficaram a ganhar. Acreditamos que será também assim desta vez”.

Encerrou a iniciativa o Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que iniciou a sua intervenção afirmando que “estas duas semanas que nos separam do dia das eleições são de grande importância no trabalho de esclarecimento. Um trabalho que, dadas as circunstâncias conhecidas, tem maiores dificuldade para quem como a CDU, faz do contato direto, da participação e da mobilização de vontades elemento central da sua campanha.”.

O Secretário-geral do PCP lembrou ainda que todos os votos vão contar para o reforço da CDU nas eleições de 25 de Outubro, e alertou para as mistificações que sempre surgem, tentando passar a ideia de que se trata de eleger um Presidente do Governo Regional: “Os açorianos vão ser chamados a eleger os 57 deputados que irão constituir a futura Assembleia Legislativa Regional. É para isso que estas eleições servem e não, como falsamente por aí se semeia, para eleger este ou aquele presidente do governo regional. É por isso que dia 25 é tão importante eleger mais deputados da CDU e reforçar a sua presença parlamentar. Cada deputado a mais da CDU é uma força a mais que se erguerá em defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo, que não calará injustiças: uma força que conta para fazer aprovar medidas que assegurem mais justiça social, mais valorização de quem trabalha, mais desenvolvimento regional”.

CDU/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.