REGIONAL

TORRES & COMETAS, de Gonçalo Tocha, repleto de história e comédia passa hoje na RTP2

247views

Hoje é transmitido o filme de Gonçalo Tocha, Torres & Cometas, na RTP2. Atualmente esta a gravar vários documentários, nas ilhas do grupo central dos Açores, e este é mais um documentário, de 2012, que ganha “palco” a nível nacional na Rádio e Televisão Portuguesa.

DESCRIÇÃO//

” Uma festa de símbolos, tendo como tema a cidade de Guimarães. No contexto da sua comemoração como Capital Europeia da Cultura 2012, este é um de vários filmes que se debruçaram sobre a cidade, berço da Nação, a partir da qual Afonso Henriques declarou a independência de Portugal na data distante de 1128.

Como anuncia o título astronómico, Gonçalo Tocha (o homem da câmara) circula pela cidade, juntamente com o operador de som, como um cometa. Perante o cenário histórico da cidade, em constante mutação, e enfrentando a frase ?Portugal Nasceu Aqui?, mergulha numa realidade preenchida por santos, lendas, milagres, monumentos, muralhas, torres por construir, marcos e documentos históricos e música, muita música que se faz ouvir no espaço conquistado, entre a solenidade das orquestras e a festividade dos bailaricos. Um filme repleto de história e comédia. ”

Gonçalo Tocha tem realizado vários trabalhos nos Açores, desde da Ilha do Corvo e mais recentemente tem vindo a São Jorge gravar para um novo documentário sobre as ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge) estando também a trabalhar num documentário sobre a Ilha Graciosa.

TORRES & COMETAS é transmitido pelas 22h57, hoje, na RTP2.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.