NACIONAIS

Testes gratuitos contra a Covid-19 vão aumentar

Ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência de imprensa para fazer ponto da situação da Covid-19 em Portugal, Lisboa, 17 dezembro 2021
238views

A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que o Governo vai aumentar o número de testes Covid-19 gratuitos por pessoa (que está agora fixado em quatro por mês), uma medida que avançará já na próxima semana.

Marta Temido falava na conferência de imprensa para fazer o ponto da situação nacional da Covid-19, em Lisboa.

A Ministra referiu também que não obstante a tendência decrescente do risco efetivo de transmissão – que se observa desde o final de novembro – é preciso fazer mais perante o aumento da variante Ómicron, que já representa 20% dos casos em Portugal.

«Com base nas estimativas», a sua prevalência «ronda já os 20%, sabendo-se que poderá ser de 50% na semana natal e de 80% na semana do final do ano», acrescentou.

A Ministra afirmou também que, «se esta variante se transmite mais, cada um de nós tem naturalmente que fazer mais: mais uso de máscara, mais testes, mais vacinação, mais controlo de fronteiras».

Marta Temido disse ainda que se prevê um agravamento do impacto desta variante sobre os serviços de saúde, ainda que os cuidados hospitalares tenham registado níveis estáveis nos últimos dados disponíveis:

«Temos de estar preparados», frisou, antecipando o «agravamento» do cenário, com «muito mais casos», «embora a maioria com menor gravidade».

A Ministra destacou ainda o facto de já terem sido administradas em Portugal mais de 2,2 milhões de doses de reforço da vacina contra a Covid-19. Estas doses foram inoculadas em 80% das pessoas, com mais 80 anos, e em cerca de 70 % das pessoas, com idade entre os 65 e 79 anos.

P/GOV/PT/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.