REGIONAL

Teatro Ribeiragrandense assinala o 20.º aniversário da reabertura ao público

28views

Assinala-se nesta terça-feira, 5 de maio, o 20.º aniversário da reinauguração do Teatro Ribeiragrandense, a maior sala de espetáculos da Ribeira Grande. Reinaugurado em 2000, após profundas obras de remodelação, o Teatro Ribeiragrandense tem-se afirmado como um espaço ímpar para a oferta cultural no concelho e palco para novas oportunidades dos jovens talentos emergentes.

O Teatro Ribeiragrandense começou a ser construído em 1920, concluindo-se as obras em 1933. Contudo, entrou em funcionamento em 1922 e ao longo de décadas assumiu espaço relevante na oferta cultural do concelho e da ilha de São Miguel.

Em 1988, quando já se encontrava fechado há algum tempo e num avançado estado de deterioração, foi adquirido pela Câmara da Ribeira Grande com o intuito de ser remodelado e salvaguardado um edificado relevante da denominada arte nova do século passado. Porém, as obras de remodelação só se iniciaram no final da década de 90 e prolongaram-se por quase três anos, sendo o Teatro Ribeiragrandense reinaugurado, de cara lavada, a 5 de maio de 2000, sob a presidência de António Pedro Costa.

A requalificação do espaço manteve a traça original, preservando a configuração da sala de espetáculos e a fachada que é o seu elemento mais representativo pois combina uma mistura de elementos formais de várias proveniências culturais e estilísticas.

Hoje, é um espaço que cumpre a missão para que foi construído, oferecendo ao povo da Ribeira Grande, e não só, uma oferta cultural diversificada e por onde já passaram artistas de renome nacional e internacional.

FONTE: CM Ribeira Grande

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.