REGIONAL

SÃO MIGUEL – Ponta Delgada prepara candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027

25views

Ponta Delgada, em parceria com Angra do Heroísmo e Horta, com o apoio do Governo dos Açores, vai apresentar a candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Com a formalização desta candidatura pretendemos envolver todas as ilhas dos Açores e os seus 19 Municípios, com o objetivo de promover e projetar na Europa a diversidade e a riqueza cultural açoriana e reafirmar a Cultura, a partir da periferia do espaço europeu, como instrumento decisivo para o desenvolvimento, a sustentabilidade ambiental, a cooperação e o diálogo entre os povos.

A candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027 é, deste modo, um projeto dos Açores no qual participarão artistas e agentes culturais, organizações sociais e cívicas, empresas, poder público e população.

A Capital Europeia da Cultura, cujas candidaturas para 2027 estão abertas até ao dia 23 de novembro do corrente ano, é uma iniciativa da Comissão Europeia que visa, entre outros objetivos, “salvaguardar e promover a diversidade das culturas na Europa” e “promover o contributo da cultura para o desenvolvimento de longo prazo das cidades”.

O caráter singular, europeu e universal da nossa identidade cultural e artística encoraja Ponta Delgada a candidatar os Açores ao maior evento cultural da Europa, reafirmando a nossa cidadania europeia e o nosso inabalável compromisso com a celebração e o aprofundamento do projeto europeu a partir das nossas nove ilhas dos Açores.

CMPD/GC/LD/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.