REGIONAL

SÃO MIGUEL – Câmara Municipal de Ponta Delgada planta 79 árvores na zona do Paim

186views

A Câmara Municipal de Ponta Delgada promoveu esta manhã a plantação de 79 árvores no Paim, em São José, numa iniciativa que assinalou o Dia da Terra. Ana Almeida, Vereadora com o pelouro do Ambiente e Zonas Verdes, explica que a iniciativa, na qual participou com os colaboradores da autarquia e da Junta de Freguesia de São José, insere-se na ação ambiental que está a ser desenvolvida para reduzir a pegada de carbono no concelho de Ponta Delgada.

“Estamos muito determinados não só em manter, mas também em criar ainda mais zonas verdes no concelho, como, de resto, está assumido no Plano de Ação da Gestão Ambiental para 2021. Os benefícios que decorrem da plantação de árvores em espaço urbano são muito significativos para o meio-ambiente e para a saúde humana”, explica. O Município de Ponta Delgada adquiriu, recentemente, um lote de 100 árvores, sendo uma parte de frutos de tipologia tradicional como, por exemplo, o araçaleiro ou nespereira, e outra de árvores ornamentais urbanas.

Destas 100 árvores, 79 foram plantadas na Praça da Autonomia e zona envolvente, no Paim, e 21 novas árvores serão plantadas no mês de outubro, adiantou a autarca. A ação no Paim, que estava prevista para ontem e foi cancelada devido às condições atmosféricas, visa sensibilizar a comunidade e os colaboradores do Município para as questões da conservação dos recursos naturais e da preservação ambiental.

“A Câmara de Ponta Delgada, através da Política do Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente, comprometeu-se a proteger o ambiente prevenindo a poluição e implementando as medidas necessárias, e possíveis, para reduzir os efeitos ambientais diretos e indiretos resultantes da sua atividade. Estamos empenhados na prossecução deste compromisso”, afirma Ana Almeida.

Refira-se que em termos ecológicos está provado o benefício direto das árvores no sequestro de carbono da atmosfera, na melhoria das condições do solo, biodiversidade e ciclo da água, para além dos benefícios económicos e sociais, principalmente em contexto urbano.

CMPD/GC/LD/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.