REGIONAL

SÃO MIGUEL – Câmara de Ponta Delgada investe mais 80 mil euros em medidas de apoio às empresas

134views

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai investir mais 80 mil euros em medidas de apoio às empresas do concelho. Trata-se do “Vale Consultoria” e do “Apoio à Reestruturação e Inovação de Empresas”, medidas integradas no Fundo Municipal de Emergência Empresarial e aprovadas, por unanimidade, na última Reunião de Câmara.

O “Vale Consultoria”, dotado de um orçamento de 30 mil euros, vai permitir às empresas o acesso a aconselhamento profissional e ponderado sobre as várias medidas regionais e nacionais existentes e a ajuda na elaboração das candidaturas aos apoios disponíveis. Na prática, com recurso a uma bolsa de consultores previamente inscritos e validados, a autarquia suportará o curso desta consultoria, num montante máximo de 500 euros por empresa.

O “Apoio à Reestruturação e Inovação de Empresas” também é dirigido a empresários em nome individual e a pequenas e médias empresas sediadas no concelho de Ponta Delgada e está orçada em 50 mil euros. Consiste num apoio, a fundo perdido, e num montante máximo de 1000 euros, para a implementação de medidas ou aquisição de serviços como resposta à nova conjuntura resultante da pandemia. Ambas as medidas já estão em curso, com efeito retroativo desde 29 de junho de 2020. As informações complementares podem ser obtidas no portal do Município de Ponta Delgada ou através do e-mail gae@mpdelgada.pt .

Recorde-se que em maio deste ano a Câmara Municipal de Ponta Delgada anunciou a implementação de 77 medidas extraordinárias de combate à propagação e às consequências da pandemia, orçadas em mais de dois milhões de euros (2.152.649,76euros). Entre elas o Fundo Municipal de Emergência Empresarial, no valor de 500 mil euros para apoio a empresários individuais, micro empresas e pequenas empresas, em setores vulneráveis como restauração, comércio e serviços.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, tem, afirmou a Presidente, “estado ao lado dos nossos agentes e ao serviço dos nossos munícipes”, movida pela convicção de que “todos juntos vamos conseguir recuperar a confiança da economia e a estabilidade da sociedade”.

CMPD/GC/RR/CC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.