REGIONAL

SÃO MIGUEL – Câmara de Ponta Delgada estreia projeto cultural “Histórias com Banda Sonora”

30views

“Histórias com Banda Sonora”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Maria José Lemos Duarte, para apoiar empresas, músicos e técnicos do concelho num tempo de pandemia difícil também para o setor da Cultura, estreia já na segunda-feira, 22 de fevereiro, às 16h00, na Internet. No total, são 10 programas de 45/50 minutos cada, transmitidos semanalmente às segundas-feiras, às 16h00, até 26 de abril, no canal da autarquia no Youtube (PDL TV), na página do Facebook, Instagram e no portal do Município ( www.cm-pontadelgada.pt ).

“Histórias com Banda Sonora” é um projeto cultural da Câmara de Ponta Delgada no qual é celebrada a música, o percurso, a experiência e os testemunhos de bandas emblemáticas de Ponta Delgada que marcaram o panorama musical do concelho desde os anos 50 até hoje. A produção executiva está a cargo de José F. Andrade/Ruído Audiovisuais.

Com apresentação de Lena Goulart e Mário Jorge Pacheco, cada programa, gravado no Coliseu Micaelense, é dedicado a uma banda e homenageia uma personalidade selecionada pela produção executiva. Músicos e convidados levam ao palco da maior casa de espetáculos dos Açores sonoridades e relatos imperdíveis de outros tempos.

Paulo Mendes, Vereador da Cultura, sublinha a relevância do projeto da autarquia “para a valorização do nosso património através de uma viagem no tempo, que é a essência de cada programa, que nos permite olhar para aquilo que nós somos reforçando, ao mesmo tempo, a nossa capacidade de sonhar e de nos projetarmos no futuro através da Cultura”.

Face às contingências decorrentes da pandemia, o Vereador reforça que “é nossa obrigação, enquanto município, fazer com que os nossos agentes culturais continuem a sua atividade e reinventar as atividades culturais de acordo com o atual contexto”. O primeiro programa, que será disponibilizado na Internet às 16h00 da próxima segunda-feira, tem como protagonistas “Os Académicos”. Victor Cruz é o homenageado.

No segundo “Histórias com Banda Sonora”, a emitir no dia 1 de março, os protagonistas são “Os Rebeldes” e o homenageado Pedro Andrade (Cenoura). No terceiro programa, a 8 de março, a banda convidada é “Engle” e a homenageada Djuta Bem-David.

“Rimanço” sobem ao palco do Coliseu no quarto programa, a 15 de março, no qual será homenageado Hermínio Arruda. A 22 de março, D.R.M serão os protagonistas do quinto programa que homenageia José Pracana. No programa seis, a 29 de março, atuam os “Stress” e Aguinaldo Almeida é o homenageado. O programa sete, a 5 de abril, é dedicado aos “4-1”, com homenagem a Teófilo Frazão.

“Passos Pesados” são os protagonistas do programa oito, a 12 de abril, e Osvaldo Medeiros o homenageado. Seguem-se “Morbid Death”, no penúltimo programa, a 19 de abril, com homenagem a João Martins “KIT”.

A 26 de abril é emitido o décimo e último “Histórias com Banda Sonora”. Este programa irá combinar duas gerações recentes: Luís Barbosa, Raquel Dutra, Patrícia Ferreira, Sofia Lopes e Helena Oliveira são os protagonistas. Natália Correia é a homenageada.

CMPD/GC/LD/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.