SÃO MIGUEL – Câmara da Ribeira Grande vai recuperar moinho de água...

SÃO MIGUEL – Câmara da Ribeira Grande vai recuperar moinho de água na rua do Estrela para ser reaberto e visitado por locais e turistas.

A Câmara da Ribeira Grande vai avançar com a recuperação do moinho de água localizado na rua do Estrela de modo a “salvaguardar um importante património da cidade que se encontra num avançado estado de degradação, correndo o risco de se perder se não for devidamente intervencionado”, disse Alexandre Gaudêncio.

O presidente da autarquia assumiu esta vontade durante a cerimónia de assinatura do protocolo com a família proprietária do moinho. “Através do contrato de comodato assinado entre as partes, válido por sete anos, será possível à Câmara da Ribeira Grande recuperar o moinho de água”, acrescentou.

As obras previstas, que serão desenvolvidas com recurso a mão-de-obra interna, contemplam a “reconstrução do imóvel para que possa ser reaberto a visitas tanto por parte dos locais como de turistas. Para além disso, é nossa
intenção recolocar a mó a funcionar.”

Alexandre Gaudêncio salientou que “quando a recuperação do moinho estiver concluída será possível acrescentá-lo à rota de moinhos de água do concelho”, recordando que “a autarquia já reabilitou o moinho do Pascoal II e o moinho do Vale, sendo que este mói milho duas vezes por semana.”

CMRG/GC/AA/RÁDIOILHÉU