REGIONAL

RIBEIRA GRANDE – Cantar às Estrelas com programa virtual

25views

Em circunstâncias normais a Câmara da Ribeira Grande estaria a preparar a 28.ª edição do tradicional Cantar às Estrelas, mas devido à pandemia não será possível concretizar a festa nos moldes habituais, nomeadamente através do desfile dos grupos participantes pela rua Direita. Contudo, a autarquia não quis deixar de assinalar a efeméride e preparou um programa festivo virtual que engloba três momentos: uma serenata a Nossa Senhora da Estrela, transmitida na página de Facebook da Câmara da Ribeira Grande, às 19h00 do dia 31 de janeiro; a transmissão, às 19h00 do dia 1 de fevereiro, da edição de 2019 do Cantar às Estrelas e, no dia 7, às 5h00, a transmissão da missa em honra a Nossa Senhora da Estrela. O presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, reconheceu que este é o “programa possível em virtude dos constrangimentos que a pandemia tem provocado”, endereçando uma palavra de conforto aos grupos participantes
que ao longo de mais de um quarto de século têm cumprido uma tradição no concelho.

“Enquanto presidente da Câmara da Ribeira Grande, não poderia deixar de me dirigir aos grupos nesta altura difícil e de grande incerteza, com efeitos diretos na forma como estávamos habituados a viver e a conviver. Este ano estaríamos a comemorar a 28.ª edição do tradicional Cantar às Estrelas, uma manifestação cultural de cariz religioso promovida pela autarquia, mas materializada pelos grupos que nela participam, entoando versos e canções repletos de emoção e alegria, e que falam diretamente dos vossos corações à Senhora da Estrela”, disse. Alexandre Gaudêncio acrescentou que “tendo consciência da importância de manter viva a memória coletiva desta tradição, marcante da identidade do povo ribeiragrandense, e não podendo nós realizar a festa, manifesto a minha gratidão pelo distinto contributo com que, ao longo dos anos, os grupos têm abrilhantando e mantido viva uma das mais antigas tradições do nosso concelho”.

Recorde-se que a festa em honra a Nossa Senhora da Estrela é a festa mãe da freguesia de Matriz e encerra o ciclo natalício que se abre a 8 de dezembro com Nossa Senhora da Conceição. Já no século XVI existem registos de que a Câmara Municipal da Ribeira Grande arcava com as despesas religiosas da igreja quanto a cera, músicos e pregadores. No fundo, a festa da Estrela, das Estrelas ou de Nossa Senhora da Estrela, é uma festa de uma comunidade com tradição na Ribeira Grande, que junta grupos ou ranchos informais de gente que durante a noite vão de casa em casa de amigos e conhecidos, finalizando com louvores à padroeira na igreja Matriz.

CMRG/GC/AA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.