REGIONAL

RIBEIRA GRANDE – Alexandre Gaudêncio desafia os jovens a serem mais reivindicativos

200views

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, participou numa aula on-line da turma C do 8.º ano da escola secundária da Ribeira Grande, disciplina de cidadania, durante a qual os estudantes apresentaram um trabalho realizado no âmbito do tema “Segurança Rodoviária”.

O trabalho apresentado pelos alunos incluiu um levantamento de situações verificadas no dia-a-dia que «não respeitam as regras de trânsito”, nomeadamente peões que atravessam a rua fora da passadeira, automobilistas a conduzir e a utilizar o telemóvel ou estacionamento em cima de passeios ou em frente a garagens.

O autarca elogiou o trabalho dos alunos e incentivou-os a serem mais reivindicativos. “Quero deixar uma palavra de incentivo pela temática abordada e pela importância de serem cidadãos ativos na construção de uma sociedade melhor. É importante que sejam reivindicativos para com a vossa terra, alertando para os problemas que encontram mas, também, apresentando soluções”, disse.

Alexandre Gaudêncio deu o exemplo do Orçamento Participativo Jovem como forma de poderem reforçar o conceito de cidadania ativa e passarem das palavras aos atos. “O Orçamento Participativo Jovem é uma forma de apresentarem novos projetos para o concelho e contribuírem para a resolução dos problemas.”

Para além desta ferramenta, acrescentou, existem outras que estão ao dispor dos munícipes. “A Câmara da Ribeira Grande dispõe de várias ferramentas alicerçadas nas novas tecnologias que permitem comunicar com a autarquia. A aplicação Ribeira Grade Our City é apenas um exemplo de como podem chegar até nós sem terem de se deslocar ao edifício dos Paços do Concelho.”

CMRG/GC/AA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.