REGIONAL

REGIÃO – Vasco Cordeiro espera que reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa contribua para defesa e reforço das Autonomias regionais

30views

O Presidente PS Açores manifestou este domingo o seu desejo de que, nos próximos cinco anos, do ponto de vista dos Açores, “haja muitas repetições de momentos como aquele que vivemos a propósito da promulgação da Lei do Mar”.

Vasco Cordeiro, que falava após ser conhecida a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou estar satisfeito com a eleição do candidato às eleições presidenciais por si apoiado.

“Os resultados dizem que, da mesma forma que eu o fiz, também muitos eleitores do Partido Socialista, e muitos Açorianos, de forma expressiva o fizeram também. Da mesma forma que houve também militantes do Partido Socialista que nesse exercício de liberdade, optaram por outras candidaturas”, afirmou, a propósito da orientação da liberdade de voto dada aos militantes Socialistas.

Questionado sobre em que medida o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa tem contribuído para um reforço das Autonomias Regionais, Vasco Cordeiro frisou os atos de grande proximidade com que o primeiro mandato do agora reeleito Presidente se pautou, contrastando com a prática que vinha do seu antecessor, o presidente Cavaco Silva.

“Foram múltiplas as vezes que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa se deslocou também aqui à nossa região, a última das quais, em circunstâncias e por motivos que naturalmente se inserem neste quadro de pandemia, se deslocou ao Nordeste”, afirmou o Presidente do PS/Açores.

Quanto à expetativa para o mandato que agora se inicia, Vasco Cordeiro espera que, “fruto de um trabalho que tem sido feito ao nível da Assembleia Legislativa Regional, de reforço da nossa Autonomia”, sejam muitas as vezes em que essa proximidade com a Assembleia da República e esse conhecimento da realidade regional “se traduza numa defesa e num reforço da nossa Autonomia, que é uma forma particular de vivermos aqui a Portugalidade”.

Vasco Cordeiro manifestou igualmente satisfação com a redução da abstenção verificada em relação a atos de eleições para Presidente da República passados, um dado significativo “sobretudo num contexto em que se receava que essa abstenção aumentasse”.

PS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.