REGIONAL

REGIÃO – PSD/AÇORES quer acabar com abate de animais de companhia logo que haja condições em todos os municípios, afirma deputado Carlos Ferreira

183views

O deputado do PSD/Açores Carlos Ferreira afirmou que o partido pretende acabar com o abate de animais de companhia na Região, assim que estejam criadas condições para tal em todos os municípios do arquipélago.

“Pretendemos acabar com o abate de animais de companhia e de animais errantes na Região. Assim o pretende o PSD/Açores e, estou certo, todos os partidos com assento no Parlamento. Mas é preciso garantir que estão criadas as condições em todos os concelhos para implementar esta importante medida”, afirmou o social-democrata, no plenário da Assembleia Legislativa dos Açores.

O parlamentar salientou a “importância de se ouvir a Associação de Municípios dos Açores” e receber primeiro os pareceres das associações que trabalham na área do bem-estar animal “para que o Parlamento possa decidir com propriedade”.

Carlos Ferreira recordou que, em 2016, o Parlamento dos Açores “estabeleceu um prazo para os municípios criarem as condições para acabar com o abate de animais de companhia e animais errantes, até ao dia 31 de dezembro de 2021, entrando a medida em vigor a 1 de janeiro de 2022”.

“A antecipação deste prazo é desejável, mas é preciso saber quais os concelhos da Região em que tal é possível, para assegurar que a medida aprovada por esta Assembleia seja exequível”, sublinhou.

Segundo o social-democrata, “foi precisamente para avaliar a possibilidade de antecipação da medida que, no dia 5 de janeiro deste ano, a comissão parlamentar competente deliberou por unanimidade ouvir a Associação de Municípios e solicitar parecer escrito a dez instituições da sociedade civil”.

“A Associação de Municípios dos Açores não foi ainda ouvida e a Assembleia Legislativa está a receber os pareceres que solicitou às associações que trabalham diariamente nesta área, sendo relevante transmitir-lhes a mensagem de que a sua opinião é importante”, concluiu o deputado.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.