REGIONAL

REGIÃO – “Precisam-se políticas de gestão de resíduos novas para assegurar o cumprimento das metas comunitárias”, defende Alonso Miguel (c/áudio)

| Fotos: SRAAC |
187views

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações climáticas defendeu hoje, em Angra do Heroísmo, serem necessárias novas políticas de gestão de resíduos para conseguir assegurar o cumprimento das metas comunitárias nessa matéria.

Alonso Miguel falava após uma reunião de trabalho com o conselho de administração da TERAMB – Central de Valorização de Resíduos da Ilha Terceira, para perspetivar o futuro da Região ao nível da gestão de resíduos.

“É preciso fazer um reforço das campanhas de sensibilização e de informação ambiental, é preciso melhorar os sistemas de recolha de resíduos, fazer a recolha seletiva de outros resíduos e sobretudo, é preciso também conseguir assegurar que são cumpridas estas metas”, frisou.

O governante afirmou que se impunha reunir com a TERAMB para “fazer um ponto de situação à gestão dos resíduos na ilha Terceira, mas também para avaliar a estratégia que terá de ser implementada para assegurar o cumprimento das metas comunitárias”.

“Esta foi uma reunião de trabalho, na sequência de um conjunto de reuniões que temos vindo a realizar, de forma a perspetivar o futuro da Região ao nível da gestão de resíduos e numa altura em que já foi desencadeado o processo de revisão do Plano Estratégico de Prevenção e Gestão de Resíduos”, avançou.

“Pelos dados que temos atualmente, isto implicará um esforço significativo por parte de todos os envolvidos”, adiantou o Secretário Regional, relembrando as diversas reuniões que tem vindo a desenvolver nesse sentido, designadamente, com a Associação de Municípios de São Miguel, com a MUSAMI e com algumas associações ambientalistas.

Alonso Miguel garante que para se conseguir atingir os objetivos “depende do esforço coletivo, que é integrado entre as Autarquias e o Governo Regional, a quem compete fazer cumprir as disposições legais aplicáveis”.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.