REGIONAL

REGIÃO – Fundos europeus. Paulo Moniz critica República por reter parte do que é destinado aos Açores (c/áudio)

28views

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República Paulo Moniz criticou o Governo da República por reter parte das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência que se destinam aos Açores, para “projetos que têm que ter concordância nacional no território da Região”.

“O senhor Ministro do Planeamento acaba de assumir que o Governo da República está a reter fundos do Plano de Recuperação e Resiliência que pertencem aos Açores, num valor que não quantifica. É inaceitável esta atitude do Governo da República, que age como se os Açores não tivessem capacidade para gerir a totalidade dos fundos a que têm direito e que, além disto, o montante retido para ser transferido e executado tem de responder ao interesse nacional em cada projeto no território da Região”, disse.

O parlamentar social-democrata falava após uma audição ao Ministro do Planeamento, na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação da Assembleia da República, em que questionou o governante sobre o “real valor” do Plano de Recuperação e Resiliência para os Açores.

Paulo Moniz lembrou que, em setembro de 2020, “foi dito pelo anterior Governo Regional que o Plano de Recuperação e Resiliência para os Açores tinha um montante total de 720 milhões de euros”, embora não seja essa a verba inscrita na versão final do documento apresentada pelo Governo da República.

“Nos quadros que estão disponíveis, e na informação à data de hoje [ontem], constam 580 milhões de euros. Pelo que a pergunta é simples e de resposta linear: Onde está o diferencial de 140 milhões de euros, apregoado pelo Governo Regional anterior, e agora constatado”, questionou, ao que o governante “não soube, simplesmente, responder”, disse.

O deputado aventou que aqueles 140 milhões de euros se possam ter “perdido no Oceano entre o Continente e os Açores ou foram fruto de uma propaganda sem sustentação” por parte dos governos socialistas da Região e da República.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.