REGIONAL

REGIÃO – Educação: Deputada Catarina Cabeceiras, do CDS-PP, considera fundamental diminuir desigualdades no acesso a condições para o ensino à distância

198views

No âmbito de uma discussão sobre educação, ocorrida na manhã desta sexta-feira em reunião plenária da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a deputada Catarina Cabeceiras declarou que “é fundamental promover as diligências para assegurar aos professores, alunos e famílias, as melhores condições para a adoção de um modelo de ensino à distância”, e foi nesse sentido que “o Grupo Parlamentar do CDS apresentou em abril passado uma iniciativa que visava também atribuir, aos alunos que precisavam, computadores e acesso à internet”. Iniciativa esta, aprovada, e que também previa a criação de uma rede de apoio tecnológico à iliteracia digital de professores e alunos.

“Um dos objetivos desta proposta do CDS-PP foi mitigar as desigualdades no acesso às condições de ensino que mais intensamente se manifestaram entre os alunos no regime à distância, devido a não ser possível a todas as famílias adquirir os meios tecnológicos necessários ou promover o acompanhamento destas crianças e jovens neste período desafiante”, declarou Catarina Cabeceiras, observando que “se o anterior Governo Regional tivesse cumprido na íntegra a resolução do CDS-PP, não estaríamos hoje a ter esta discussão, pois a comunidade escolar já teria ultrapassado essas dificuldades. O atual Executivo está a tratar de resolver o que o anterior não conseguiu, porém é natural que ainda não esteja tudo resolvido, pois a verdade é que ninguém estava preparado para uma mudança tão rápida de paradigma na educação”.

Catarina Cabeceiras afirmou ainda que “o ensino à distância não substitui o ensino presencial. No entanto, a situação pandémica que vivemos desde há quase um ano obrigou-nos a uma adaptação, conduzindo-nos a essa resposta. Todos compreendem que não é possível fazer uma revolução tecnológica numa semana, pelo que nos cabe analisar as dificuldades com que a comunidade escolar se depara, e decidir em conformidade”.

CDS/AÇORES/GC/MM/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.