REGIONAL

REGIÃO – Chegam hoje aos Açores 8.500 doses de vacina Astrazeneca

36views

Está em curso hoje a operação de transporte de 8.500 doses de vacina da AstraZeneca, de Lisboa para os Açores, em avião militar da Força Aérea Portuguesa.

O primeiro lote, com 4.000 doses chegou já esta manhã à ilha Terceira e um 2º lote com. 4.500 doses chega durante a tarde a São Miguel (hora prevista 14h45 – terminal antigo). Quer na Terceira, quer em São Miguel, o transporte de ambos os lotes, entre os aeroportos e os Hospitais (onde a vacina será armazenada), está a cargo da Proteção Civil.

Confirma-se assim a melhor expetativa da Direção Regional de Saúde, com a chegada esta semana, de mais este lote de vacinas. O fornecimento a Portugal sofreu um ligeiríssimo atraso, facto que se repercutiu também na chegada aos Açores. As vacinas da AstraZeneca permitirão alargar a vacinação aos profissionais de saúde privados e às forças de segurança na Região.

Este lote vai permitir também aumentar a vacinação de pessoas com mais de 50 anos, com as patologias prioritárias que fazem parte da 1ª fase de vacinação.

Com este, são já dois os fornecimentos aos Açores, esta semana, depois da chegada na passada segunda feira de 5.850 doses da vacina Comirnaty da Pfizer. Está prevista a entrega de igual quantidade no próximo dia 15.

VSMA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.