REGIONAL

REGIÃO – Bolieiro garante Governo “reivindicativo” de mais verbas do Fundo de Recuperação para os Açores (c/áudio)

106views

O candidato do PSD/Açores a Presidente do Governo garantiu ontem que um executivo social-democrata irá ser “reivindicativo” de mais verbas do Fundo de Recuperação europeu para a Região, visto que a atual governação socialista “perdeu capacidade negocial” junto da República.

“Um Governo do PSD será reivindicativo do reforço de verbas do Mecanismo de Recuperação e Resiliência para os Açores. O quadro anunciado pelo Governo da República é insuficiente, o que, estranhamente, merece apenas o silêncio do Governo Regional”, afirmou José Manuel Bolieiro, em declarações aos jornalistas, durante uma ação de campanha em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

O líder social-democrata mostrou-se “solidário” com as dificuldades que as empresas açorianas estão a enfrentar e considerou “manifestamente insuficientes” as verbas provenientes do Fundo de Recuperação europeu para a economia privada regional.

“O quadro anunciado prevê apenas 10 milhões para a capacitação empresarial e, sobretudo, para a atividade económica. É insuficiente e, portanto, é preciso reverter essa situação”, considerou.

José Manuel Bolieiro referiu que o atual Governo Regional socialista tem vindo a “perder capacidade negocial” na distribuição de fundos da União Europeia, dado que as verbas anunciadas para a Região pelo Governo da República ficam muito aquém do anunciado.

“O Governo Regional anunciou que estavam previstos 720 milhões. Agora, o Governo da República disse que essa verba será de 580 milhões. Fica demonstrado que o Governo Regional está a perder capacidade negocial e o Governo de António Costa está de costas voltadas para os Açores”, frisou.

O candidato do PSD/Açores a Presidente do Governo lembrou que o partido defendeu que “deveriam caber à Região mais de 1.000 milhões de euros” do Fundo de Recuperação europeu, tendo em conta a quebra significativa do Produto Interno Bruto regional estimada pelos parceiros sociais.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.