REGIONAL

REGIÃO – BE/AÇORES defende reforço de enfermeiros para evitar que vacinação reduza a atividade normal do SRS

186views

O Bloco de Esquerda defende que é necessário contratar mais profissionais de saúde, nomeadamente enfermeiros, para assegurar o sucesso do plano de vacinação no combate à pandemia e para garantir, ao mesmo tempo, que a atividade normal do Serviço Regional de Saúde não será afetada.

Na audição ao Governo Regional realizada hoje na Comissão de Assuntos Sociais, no parlamento, a deputada do Bloco de Esquerda, Alexandra Manes, salientou que a vacinação contra a covid-19 vai ser exigente em termos de recursos humanos, e que, se não forem contratados mais profissionais de saúde, o serviço nos hospitais e centros de saúde pode ser afetado e isso pode prejudicar os utentes.

Alexandra Manes questionou diretamente o secretário regional da Saúde no sentido de perceber se estava prevista, ou não, a contratação de mais profissionais de saúde, e, no caso de a resposta ser afirmativa, quantos seriam e para que ilhas. O secretário regional da Saúde disse apenas que a situação estava a ser avaliada.

Na audição, a deputada do Bloco de Esquerda pediu também apo Governo esclarecimentos sobre outros aspetos do plano de vacinação contra a covid-19 nos Açores, e sobre a aplicação do decreto regulamentar que estabelece a obrigatoriedade de realização de teste para os passageiros que viajem a partir de São Miguel e Terceira, nomeadamente sobre as situações em que as escalas ultrapassem as 72 horas, como aconteceu com vários passageiros que, devido à inexistência de ligações às Flores, por causa do mau tempo, ficaram três dias no Faial.

BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.