REGIONAL

PSD/AÇORES – Bolieiro garante reposicionar estrategicamente a ilha Terceira no todo regional

164views

O candidato do PSD/Açores a Presidente do Governo garantiu que quer “reposicionar estrategicamente a ilha Terceira no todo regional”, numa valorização do seu potencial “que servirá todos os açorianos e o desenvolvimento do arquipélago”.

José Manuel Bolieiro falava na apresentação dos candidatos locais às eleições legislativas regionais de 25 de outubro, frisando que “a ilha Terceira, sob o ponto de vista geostratégico, acrescenta potencial político universal, não apenas europeu, mas mundial, aos Açores”.

Segundo o líder social-democrata, “não se pode reduzir a questão da Base das Lajes a uma referência geostratégica de interesse militar, porque a centralidade da Terceira e dos Açores deve ser integral em domínios como o Ambiente, a Energia, os Transportes – nomeadamente na relação marítima entre o Novo e o Velho Mundo –, ou a Aeronáutica”.

Da mesma forma, e sobre a definição de novas rotas para os transportes aéreos, José Manuel Bolieiro disse que “é nosso compromisso reformar essa área, através dessa centralidade da Terceira e da sua capacidade instalada, que está subaproveitada”.

E relembrou que, nas ligações inter-ilhas, “iremos garantir uma tarifa única de 60 euros para os residentes, fomentando a circulação interna dos açorianos, pois o preço das passagens deixará de ser um óbice à sua rotatividade e conhecimento do arquipélago”.

Ainda nos transportes, a criação “de um verdadeiro mercado regional vai valorizar a capacidade produtiva de bens transacionáveis para cada uma das ilhas”, o que exigirá “uma reformulação das ligações marítimas de carga e um funcionamento mais eficaz”, afirmou.

Voltando às propostas para a Terceira, José Manuel Bolieiro criticou “o adiamento constante da valorização do porto da Praia da Vitória”, cuja baía deve também receber “o há muito prometido cais de cruzeiros”.

O candidato do PSD/Açores disse ainda ser “inaceitável a falta de uma estratégia para a acessibilidade dos cuidados de saúde dos açorianos, que deveria otimizar recursos como é o caso do Hospital da Ilha Terceira, um dos melhores dos Açores”.

E garantiu que, com um governo do seu partido, “a Radioterapia vai funcionar na Terceira o mais rapidamente possível, onde servirá ainda mais ilhas”.

Numa intervenção em que garantiu que desgovernamentalizar a Região, aumentar a importância do poder local e fazer um uso mais incisivo dos impostos, cuja carga tem de ser mais justa, no apoio às empresas açorianas, José Manuel Bolieiro recordou também a Educação como “a prioridade máxima para a década”.

Os social-democratas querem “fazer sair a Região dos últimos lugares dos rankings nacionais, como agora acontece e que nos envergonha”, disse o candidato.

António Ventura, cabeça de lista do PSD pela ilha Terceira, salientou o que classificou como “a lista perfeita para alavancar as potencialidades da Terceira, que estão adormecidas”.

“Temos gente que conhece a sua terra, que conhece as potencialidades da Terceira e que nos dá garantias para a libertação deste poder absoluto, no governo há 24 anos”, afirmou.

“Com José Manuel Bolieiro, um presidente com uma visão regional, mas que sabe que rumo dar a cada uma das nove ilhas, vamos também devolver o orgulho aos terceirenses”.

O social-democrata deu como exemplo da situação atual a mandatária regional para a juventude, a jovem terceirense Francisca Martins Aguiar, “que vai estudar Arquitetura para o Porto, e que espera poder regressar à sua terra”.

“Quando a Francisca voltar terá um governo do PSD, que vai fazer tudo para que haja condições de os nossos jovens voltarem aos Açores para exercerem as suas atividades, na sua terra”, sublinhou.

A lista de candidatos do PSD/Açores pela Terceira é encabeçada por António Ventura, apresentando nos lugares seguintes Rui Espínola, Vânia Figueiredo Ferreira, Paulo Gomes, Luís Soares, Maria Guilhermina Silva, Nídia Inácio, Luís Costa, Vitória Silva, Magda Ávila, Paulo Sousa, Véria Sousa, Raquel Silva, Bruno Nogueira, Raquel Mendonça, Judite Toste, Honorato Lourenço e Graça Pereira.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.