REGIONAL

PS/AÇORES quer apoiar estágios curriculares nos Açores

128views

O Grupo Parlamentar do PS apresentou ontem uma iniciativa legislativa para criar um apoio à realização de estágios curriculares na Região. A medida foi anunciada pelo deputado do PS, Vílson Ponte Gomes, que falava em Ponta Delgada, após uma reunião com a Associação de Estudantes de Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem da Universidade dos Açores.

“Esta iniciativa procura intensificar e promover a ligação dos estudantes ao mercado de trabalho Açoriano, concretamente com empresas ou com outras organizações”.

A medida impõe-se, acrescenta o deputado socialista, uma vez que o “estágio curricular é um fator essencial na ligação do estudante ao mercado de trabalho” e ajudará, em simultâneo, a “combater o desequilíbrio demográfico que vivemos”.

Vílson Ponte Gomes explicou que a iniciativa parlamentar do PS prevê “atribuir um conjunto de apoios que contribuam para a integração em contexto laboral, beneficiando milhares de estudantes universitários, dentro e fora da Região”.

“Os apoios são dirigidos aos jovens que escolham realizar o seu estágio curricular nos Açores, assegurando aos estagiários um apoio à alimentação e ao transporte e, caso o jovem decida realizar estágio fora da sua ilha, atribuindo um apoio adicional ao alojamento e a uma viagem de ida e volta”, realçou o deputado do PS.

Vílson Ponte Gomes frisou que, “na maior parte dos cursos de ensino superior, o estágio curricular é obrigatório para a conclusão dos seus estudos”.

“Ao apoiar os estágios curriculares dentro da Região estamos a estreitar a aproximação dos jovens ao mercado de trabalho regional, inclusivamente a estimular o regresso de jovens Açorianos que estão no exterior da Região a qualificar-se e todos aqueles que queiram fixar-se na Região”, finalizou o deputado do Grupo Parlamentar do PS, Vílson Ponte Gomes.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.