REGIONAL

PRORURAL+ tem sido determinante para a modernização do setor agrícola nos Açores, afirma João Ponte

45views

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou hoje a grande adesão por parte dos agricultores aos apoios do programa comunitário PRORURAL+, considerando que tem sido determinante para a realização de investimentos que muito têm contribuído para a modernização e para o aumento da competitividade e da eficiência das explorações agrícolas nos Açores.

“Se dúvidas existem quanto às oportunidades que estes apoios têm permitido a muitos agricultores, basta olharmos para os números. Se atendermos apenas à medida do PRORURAL+ relativa à modernização das explorações agrícolas, já foram aprovadas 860 candidaturas, correspondendo a um investimento superior a 85 milhões de euros”, revelou João Ponte, que falava à margem da visita a duas explorações agrícolas no concelho de Ponta Delgada.

O governante frisou também que o PRORURAL+ já alcançou uma taxa de compromisso de 90% e de execução de 71%, o que coloca o Programa de Desenvolvimento Rural dos Açores entre os melhores no âmbito do Portugal 2020.

Para João Ponte, estes indicadores, além de positivos, demonstram um sinal claro de confiança no futuro do setor agrícola nos Açores, que se confronta com importantes desafios, como o da valorização justa de produtos, como o leite, por exemplo, mas também com a contínua aposta na qualidade e na notoriedade das produções.

“É inegável a enorme transformação e evolução verificada no setor agrícola nos últimos anos, fruto dos investimentos públicos e privados realizados e que muito têm contribuído para a melhoria das condições de trabalho dos agricultores e para a redução dos custos de produção”, salientou João Ponte.

Além de uma sala de ordenha moderna, a exploração de leite visitada na freguesia das Feteiras, utiliza software de última geração na sua gestão diária, enquanto a exploração dedicada à fruticultura, visitada na freguesia da Candelária, está a cargo de um jovem agricultor.

Também hoje, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas visitou e reuniu com a Direção da Cooperativa Agrícola de Santa Luzia, na freguesia das Feteiras, concelho de Ponta Delgada.

O governante reiterou a importância que as cooperativas agrícolas têm, pela sua proximidade com os agricultores, para ajudar ao desenvolvimento do setor, na criação de uma rede eficiente de suporte e apoio técnico, na prestação de serviços e na disponibilização de fatores de produção, que são essenciais para a atividade diária dos agricultores.

FONTE: GaCS/RM

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.