
A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, felicitou o Consulado dos Estados Unidos da América nos Açores pelo seu 225.º aniversário, apresentando-se como o consulado mais antigo do mundo continuamente operacional.
A edil, numa mensagem endereçada à cônsul dos EUA em Ponta Delgada, Kathryn Ryan Hammond, lembrou que “os laços entre Portugal e os Estados Unidos da América remontam à vossa fundação nacional. Logo após a Guerra da Independência, Portugal foi um dos primeiros países a reconhecer a nova nação”.
Destacou a importância dos Açores, pela sua posição geoestratégica, para os cidadãos norte-americanos e lembrou os fortes laços entre Ponta Delgada e os EUA por via da emigração. “Um outro fator que muito contribui para os fortes laços entre Ponta Delgada e os Estados Unidos da América é a presença significativa das nossas comunidades especialmente radicadas na costa leste, com destaque para Massachussets e Rhode Island, mas também na Califórnia e até no Havai”, sustentou, lembrando que Ponta Delgada é cidade irmã de San Leandro (1970), de Fall River (1978), de Newport (2003) e de Kaua'i (2018).
A Presidente realçou, ainda, a importância para Ponta Delgada do relacionamento com os Estados Unidos da América nos contextos económico e cultural. “Apraz-nos registar os intercâmbios na área da educação e o facto de cada vez mais famílias norte-americanas escolherem os Açores para residir”, apontou. Maria José Lemos Duarte enalteceu “a boa cooperação e o bom relacionamento entre o Município de Ponta Delgada e o Consulado dos Estados Unidos da América nos Açores” e parabenizou este consulado “pela sua ação e pela sua resiliência”.
“É uma honra e um orgulho para Ponta Delgada contar com o Consulado dos Estados Unidos, que muito nos enriquece através da sua credibilidade e da sua atividade”, concluiu, desejando à atual cônsul “os votos de muito sucesso ao serviço da nossa causa comum!” e prestando “a todos os cônsules que atravessaram a sua história, a nossa homenagem pública e a devida reverência pela antiguidade da amizade genuína entre Ponta Delgada e os Estados Unidos”.
Recorde-se que, atraídos pela geografia dos Açores, há 225 anos, George Washington era Presidente dos EUA e Thomas Jefferson era secretário de Estado, fixou-se na Horta e, mais tarde, em Ponta Delgada, o consulado americano.
FONTE: CMPD/GC/CC