NACIONAIS

PORTUGAL | “Não há um sistema educativo a funcionar como deve ser sem psicólogos”

Ministro da Educação, João Costa, intervém na sessão de abertura do 5.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Aveiro, 3 outubro 2022
126views

“É impossível pensar a escola sem psicólogos, não há sistema educativo a funcionar como deve ser sem psicólogos», disse o Ministro da Educação, João Costa, na sessão de abertura do 5.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, salientando a importância destes profissionais nas nossas escolas, especialmente no período pós-pandémico.

Com «uma palavra de grande reconhecimento e agradecimento» aos psicólogos, o Ministro recordou o trabalho que tem sido feito para vincular psicólogos às escolas como necessidade permanente, bem como a participação em iniciativas como «Escola SaudávelMente» ou «Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência», bem como no Plano de Recuperação das Aprendizagens.

O «apoio ao trabalho do professor» e o papel para a promoção dos pilares do Sucesso, Inclusão e Cidadania também foram salientados. «Muitas vezes as principais barreiras de acesso à aprendizagem são barreiras sociais e emocionais. O vosso papel tem sido chave para promover o bem-estar emocional, para que os alunos se sintam bem e queiram fazer parte», disse.

Mais do dobro dos psicólogos nas escolas em cinco anos

O bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, que com o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, acompanhou o Ministro João Costa nesta sessão de abertura, elogiou o trabalho que o Governo tem feito nestes últimos cinco anos no reforço de psicólogos nos estabelecimentos escolares. «Foi um esforço tremendo. Há cinco anos, tínhamos cerca de 700 psicólogos nas escolas colocados pelo Ministério da Educação e passámos para mais do dobro. Hoje em dia temos quase 1700 psicólogos. Portanto, de facto, a situação é de uma muito grande melhoria».

P/GOV/PT/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.