NACIONAIS

PORTUGAL | Mais de 160 mil pessoas visitaram o setor cultural da Marinha em seis meses

Planetário_exterior
263views

Os órgãos de natureza cultural da Marinha receberam, entre janeiro e junho deste ano, a visita de 181 mil pessoas, uma média superior a 30 mil visitantes por mês. Nos últimos seis anos, o total acumulado de visitantes ultrapassa 1 milhão e 300 mil de pessoas.

​​O Museu e o Planetário de Marinha, em Belém, registaram mais de 70% do total de visitantes nos primeiros seis meses de 2022. O Museu de Marinha registou um total de 87 mil pessoas, uma média de mais de 14 mil visitantes mensais. Logo a seguir, o recém-renovado Planetário de Marinha recebeu 7 mil pessoas, que assistiram aos oito diferentes filmes em exibição. O emblemático Aquário Vasco da Gama, em Algés, completa o pódio, com cerca de 40 mil visitantes.

A Fragata D. Fernando II e Glória, em Cacilhas, recebeu a bordo 11 mil e 800 visitantes entre janeiro e junho, revelando o sucesso que a antiga fragata da Marinha e quarto navio de guerra mais antigo do mundo tem junto do público.

O Arquivo Histórico, na Junqueira, e a Biblioteca Central de Marinha (BCM), nos Jerónimos, receberam cerca de mil pessoas. O arquivo digital “Archeevo” assinalou 60 mil visitas online.

Os seis pólos culturais abertos ao público registam uma afluência crescente e superaram já os valores pré-pandemia. No período homólogo em 2019, o total de visitantes cifrou-se nos 163 mil. No primeiro semestre deste ano atingiu-se os 180 793.

Nos últimos seis anos e meio, o total de visitantes aos órgãos de natureza cultural da Marinha chega a 1 milhão e 350 mil, uma média de 205 mil pessoas anualmente. Neste período, o recorde foi atingido em 2019, ano em que se registou um total de 329 mil visitantes ao setor cultural da Marinha.

A Comissão Cultural de Marinha é responsável pela abertura à sociedade, conservação, valorização e divulgação do património cultural, histórico e artístico da Marinha, que é também parte integrante da memória histórica portuguesa.​

MARINHA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.